Pecados E Erros

Laitman_041_01A Torá, “Números”, 15:22 – 15:25: E se você deve errar e não cumprir todos estes mandamentos que o Senhor falou a Moisés. Tudo o que o Senhor te ordenou através de Moisés, desde o dia em que o Senhor ordenou e daí em diante, por todas as gerações. Se por causa dos olhos da congregação que foi cometida inadvertidamente, toda a congregação deve elaborar um novilho como um holocausto para uma fragrância agradável para o Senhor, com a sua oferta prescrito refeição e bebida, e um jovem bode para uma oferta pelo pecado. O Cohen deve expiar em nome de toda a congregação dos filhos de Israel, e lhes será perdoado, porquanto foi erro, e trouxeram a sua oferta, perante o Senhor, por causa do seu erro.

Há erros que uma pessoa faz sem saber, porque não os sente. Ela não sente ou não entende que está fazendo algo errado, e assim se torna involuntariamente parceira ou até mesmo a fonte de um estado corrupto.

Mas essas circunstâncias atenuantes não mudam os resultados, e não há como voltar atrás. Mas há erros que são realmente pecados, porque a pessoa sabe que está quebrando uma determinada regra ou proibição. O fato de que ela conscientemente faz mal à sociedade e a todo o sistema da providência não a detém.

Além disso, em ambos os casos existem diferentes níveis de erros e esta é a razão porque há muitos itens adicionais nas leis em nosso mundo que levam em conta diferentes circunstâncias. A opinião do júri que examina uma transgressão específica, e, portanto, decide o artigo legal para atribuí-lo, também é levado em conta.

Estas são questões muito delicadas que fazem parte do mundo interior de uma pessoa e não podem ser decididas sem a intervenção das pessoas. É impossível alimentar esses dados em um computador e deixá-lo decidir quem é culpado e quem não é. A participação humana é crucial aqui.

De Kab TV “Segredos do Livro Eterno” 13/05/15