Onde Está O Mundo Superior?

laitman_944Pergunta: Nossas vidas são tão primitivas: trabalhar, voltar para casa, jantar, dormir, acordar de manhã e voltar ao trabalho. E você fala sobre algum tipo de “mundo superior”!

Eu gostaria de vê-lo, mas quando olho para cima, vejo apenas o teto. É possível mudar alguma coisa na minha vida? Onde está esse mundo superior?

Resposta: Ao falar sobre o mundo superior, que está localizado acima do nosso mundo, a sabedoria da Cabalá não se refere a uma altura normal, como se fosse o teto ou as estrelas no céu; isso se refere às características humanas internas e superiores. Às vezes dizemos: “Que pessoa alta, ela está acima de todos”, mas não queremos dizer sua altura. Napoleão tinha um metro e meio de altura, ao mesmo tempo era uma grande personalidade. Por isso, é necessário primeiro esclarecer, o que significa “baixo” e “alto”.

Na Cabalá, “superior” significa “superior” de acordo com as características. Características superiores são doação, amor, conexão e unidade. E se nós indicamos que uma pessoa é baixa e inferior, estamos nos referindo às suas características sombrias, não à altura.

Portanto, nós chamamos o mundo espiritual de mundo superior, porque o amor e a união residem lá. E nós podemos abordá-lo especificamente graças à conexão e unidade.

Por que não sentimos o Criador? Porque não há unidade entre nós. Se quisermos sentir a força que rodeia, envolve, e inclui toda a criação em si, precisamos nos conectar e se tornar um só.

A sabedoria da Cabalá diz inclusive que se dez pessoas se conectarem e se unirem como uma só pessoa, elas vão sentir a força superior, o mundo superior. É precisamente essa conexão que tentamos implantar nos Grupos Cabalísticos.

Esta é a essência do método que é descrito nos livros originais de Cabalá, como O Livro do Zohar e os livros originais do Ari e do Baal HaSulam.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 06/09/15

Um Comentário

  1. Magnífica a explicação. Saudações.

Comente