O Segredo De Onde Tudo Começa

laitman_222_0Baal HaSulam, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot“, Seção 1: É o oposto do argumento do negligente em atingir o interior, que dizem a si mesmos: “Nós nos contentamos em alcançar a realização de Peshat. Se alcançarmos isso, vamos ficar contentes”. As palavras deles podem ser comparadas àquele que quer pisar na quarta etapa, sem primeiro pisar nas três primeiras etapas.

Que Deus nos conceda a compreensão do significado simples (Peshat), cujo conhecimento eles atribuem a si mesmos. Afinal, no caminho para ele nós temos que passar pelo caminho de Sod (segredo), Drush (interpretação) e Remez (dica). Enquanto não tivermos concluído as etapas anteriores, pode haver o significado simples? A pessoa alcança Peshat no quarto nível do desejo corrigido; como isso pode acontecer se ainda não tivermos corrigido o primeiro, segundo e terceiros níveis?

Quando eu corrijo o primeiro nível do desejo de receber, descubro que toda a Torá é um grande segredo para mim. E isso já é uma realização. Até agora eu sequer sabia disso, e agora entendo a minha falta de conhecimento. Como resultado disto, é estabelecida uma conexão entre eu e algo que está escondido de mim, mas agora eu não posso descobrir esse segredo. E depois disso, surge Drush; eu já penetro em coisas e vejo as conexões entre elas, mas ainda não entendo os princípios pelos quais elas operam.

Depois eu descubro Remez; eu ainda não reconheço as causas e os resultados, não obtenho a finalidade exata, mas já posso ver como o Criador opera e posso cooperar com Ele. E só no quarto nível é que eu gradualmente atinjo Seu objetivo, e isso já é a adesão. Então Peshat me é revelado, porque entre eu e o Criador não há mais qualquer vestimenta oculta, nem telas ou partições.

Então, se a pessoa já estuda Torá, ela deve se relacionar a ela com grande seriedade. Isso é porque ela é chamada de Kedusha (Santidade) e Kedusha é doação. Será que eu estou avançando corretamente no sentido da doação através da aprendizagem da Torá?

Ao aprender a sabedoria da Cabalá aos poucos descubro que estou imerso na escuridão, não entendo e não sinto que existe algo que está oculto de mim, inacessível para mim. Este sentimento é a descoberta de Sod, um sentimento muito importante no estágio atual. Pois este desejo, a deficiência que domina em mim, vai me ajudar a chegar à Peshat.

No entanto, como é possível ficar indiferente quando vejo que não tenho sequer uma gota de compreensão? Isto é pior do que a morte, pois os mortos não sentem nada e eu sinto uma deficiência espiritual. Eu sou mais infeliz. Assim, como resultado do estudo, descobrimos a escuridão…

Pergunta: Como pode ser isso? Eu pensei que depois descobrimos de Sod, nós resolvemos todos os problemas.

Resposta: Assim eu resolvo o maior problema; eu finalmente entendo que todos os meus problemas são derivados da minha atitude para com o Criador. Em outras palavras, cabe a mim construir o relacionamento correto.

Até agora eu não sabia disso. Parecia-me que se tratava de outras causas e circunstâncias. Agora, depois que atinjo Sod, vejo que não tenho nenhuma conexão com o Criador e que dependo apenas Dele. Isto já não é mau, porque é a verdade. Finalmente eu estou trancado, conectado a algo verdadeiro, real.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 05/03/14, Escritos do Baal HaSulam