O Mês De Elul, Uma Oportunidade Para A Ascensão Espiritual

laitman_549_02Pergunta: Se fomos criados como egoístas desde o início, por que precisamos expressar pena, arrependimento pelos nossos pecados e pedir perdão?

Resposta: A oração é fazer um juízo sobre as nossas características interiores, obtidas de fora. O poder superior da natureza criou a nossa inclinação egoísta, enquanto nós só somos obrigados a descobri-la e reconhecer o seu mal.

Ela é má porque não nos permite conectar com outras pessoas e recriar o Kli da nossa alma comum através do qual sentimos o mundo superior.

Uma pessoa é completamente determinada e definida por quaisquer características inatas, onde cresceu, e que tipo de educação recebeu. Portanto, nós mesmos não pecamos tanto assim, e mesmo que possa nos parecer que tenhamos cometido alguns pecados no passado, não fizemos nada de mal. Isso ocorre porque nada depende de nós!

Mas se esclarecermos que a razão para todos os males é a nossa natureza egoísta e quisermos corrigi-la, teremos a possibilidade de fazer isso. Portanto, vamos nos conectar por esse objetivo, porque é impossível corrigir a si mesmo sozinho. Eu estou apelando a todos. Venham, vamos nos corrigir, e assim nos sentir num mundo completamente diferente!

Todo o nosso pesar e arrependimento é a consciência do quanto não queremos nos conectar com os outros. Nós começamos a entender que só podemos viver bem através da conexão e unidade, mas a nossa inclinação ao mal nos impede de atingir isso. Assim, pedimos ao poder superior da natureza para nos conectar e unir, como está escrito: “Aquele que faz a paz em Seus céus, possa Ele fazer a paz para nós e para todo o Israel” (Kaddish).

Pergunta: Mas e se eu não quero me relacionar bem com os outros, e tenho medo de que eles me explorem?

Resposta: Nós simplesmente não entendemos como nos beneficiamos da conexão e unidade. É como se recebêssemos um saco com um milhão de dólares como presente. Se a recompensa nos fosse revelada, todo mundo iria querer se conectar. Tudo depende apenas da relação entre os resultados e a recompensa, e a sabedoria da Cabalá nos diz quão grande é a recompensa.

Comentário: Eu estou familiarizado com muitas pessoas boas que estão tentando se relacionar bem com todos, mas não obtiveram um prêmio de um milhão de dólares.

Resposta: A ideia é que nós não sabemos o que é uma boa conexão. Assim, a Cabalá é chamada de ciência. Ela exige estudo e pesquisa. Uma pessoa pode se esforçar muito, mas completamente em vão. Muitas pessoas em nosso mundo tentam fazer o bem sem resultados. Elas simplesmente não reconhecem as leis da natureza, por isso cometem erros.

Sabe-se que sem conhecer as leis físicas da natureza, é impossível fazer qualquer coisa boa. Pelo contrário, você só causa danos. Se eu não entendo a lei da gravidade, estou sujeito a cair de um telhado.

A mesma coisa acontece mesmo com a alma. Nós devemos conhecer as leis da nossa natureza interior ou da alma. Assim vamos usá-las de forma correta, e facilmente chegar à vida pacífica, harmoniosa e maravilhosa e nos beneficiar de muito mais do que um milhão de dólares.

No mês de Elul, estamos entrando num período singular. Temos a oportunidade de nos beneficiar muito se entendermos que o objetivo é nos conectar e unir, e a única coisa que nos perturba é o nosso ego, a inclinação ao mal.

Se tentarmos nos livrar dela com a ajuda da sabedoria da Cabalá, esta irá nos prover todos os meios necessários para a correção. Então, vamos alcançar abundância e prosperidade completa. Entre nós, vamos descobrir o mundo superior e começar a viver uma vida fabulosa como se estivéssemos numa nuvem.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 30/08/15