O Legado De Moisés Não Está Perdido

A Torá, “Numeros”, 14:24-14:25: Mas o meu servo Calebe, porque houve outro espírito com ele, e porque perseverou em seguir-me totalmente, eu o introduzirei na terra, na qual ele foi; e sua posteridade a possuirá. Agora, os amalequitas e os cananeus habitam no Vale; amanhã voltem-se, e ponham-se em direção ao deserto, pelo caminho do Mar Vermelho.

Pergunta: O Criador distingue Calebe (decorrente das palavras “como um coração” em hebraico) e diz: “Eu vou trazê-lo para a terra, na qual ele foi e sua posteridade a possuirá “Isso significa que, em seguida, há um outro desejo em nós para estar lá, outro que não seja Moisés?

Resposta: Não há maior profeta do que Moisés, mas existem muitos atributos que descobrimos depois dele. Moisés é o atributo de Bina sem o quê Malchut não pode mover um milímetro em direção ao Criador.

Mas o atributo de Bina é limitado. Ele fornece tudo que Malchut pode exigir, a fim de santificar-se e para corrigir a intenção para que ela será a fim de doação. mas a própria Bina não sente nada em direção a receber.

Conectar os atributos de Bina e Malchut permite o aparecimento de novos atributos que são mais fortes que Bina, porque, então, Malchut pode receber com a intenção de “a fim de doar”. Esses atributos são muito mais fortes do que Moisés, mas, ao mesmo tempo, são também mais próximos e mais distantes do Criador.

Eles estão mais proximos do Criador por serem capazes de receber a revelação Dele. O Criador não é revelado a Moisés. Pelo contrário, Moisés mantém-se sempre longe Dele, porque ele é o atributo de Bina.

Todos os outros, aqueles que conquistam a terra de Israel, a geração que começou a viver nela, aqueles que construíram o Templo, etc., alcançaram o Criador em seus desejos egoístas anteriores que foram corrigidos pelo atributo de Moisés (Bina) e, assim, subiram para o Criador.

A diferença é que quando você trabalha com o ego, com a intenção de “a fim de doar”, você é semelhante ao Criador, porque você doa como Ele, na prática. O atributo de Bina, por outro lado, não é como o Criador em suas ações, mas no próprio atributo. Bina não faz nada, mas, simplesmente, tem o mesmo atributo como o Criador.

Assim, por um lado, Moisés parece ser tão humilde, mesmo fraco, protegendo-se da revelação do Criador, e o Criador volta Sua posterior a ele e vai atrás dele. Mas este atributo é um atributo típico do Criador e é o mais forte de todos os atributos que podem ser revelados no ser criado. Quando você começa a usá-lo em seu trabalho com o ego, não é de forma limpa, embora permita ascender espiritualmente.

O atributo de Moisés em Malchut criou figuras individuais como Calebe. O trabalho de Moisés é despertar aqueles que podem continuar a ação espiritual. Este é o seu trabalho. Portanto, o atributo de Moisés vive em cada um de nós, desde o primeiro homem que alcançou o Criador até o último. Caso contrário, não seriamos capazes de corrigir-nos -, para trabalhar com Malchut, uma vez que Malchut é o Faraó. Moisés é o atributo de doação que foi criado acima do Faraó, portanto, nenhum homem, nem todos juntos podemos alcançar uma correção particular ou geral, a menos que use o atributo de Moisés que realmente existe em oposição ao Faraó.

Calebe e todos os outros, por outro lado, são derivados de Moisés em Malchut, e, embora Moisés morra, ele existe em todo mundo que entra na terra de Israel, porque ele inseriu-se neles. Mas agora ele não é revelado em sua forma pura, a forma como foi durante os quarenta anos no deserto, mas no atributo para receber a fim de doar. Esta é a razão porque se diz que ele estava morrendo, porque este atributo, em sua forma pura, desaparece.

Tudo o que acontece mais tarde acontece como resultado do que uma pessoa, o ego, absorve do atributo de Moisés, que totalmente dissolve-se e começa a trabalhar.

Em outras palavras, nós processamos o atributo de Moisés em nosso ego, em tudo o que acontece, até o fim da correção. Na forma correta, todos os atributos egoístas constroem Malchut de Ein Sof (Infinito) ou o vaso geral para a revelação do Criador, o que significa “o nosso estado perfeito”.

Assim, quando Moisés é processado dentro de nós, os novos nomes que são criados como resultado da simbiose entre Malchut e Bina, emergem. Bina é aquele atributo de Moisés e Malchut é a terra de Israel que recebeu a correção mínima de Moisés, no nível da natureza inanimada. Depois, há os níveis do vegetativo, o animado, e o falante, e tudo entra nos quatro níveis de correção do desejo.

Como líder, Moisés é um homem incrível, mas ele é antes de tudo o atributo do amor e essa é a coisa principal. Depois, há todo o resto, mas apenas regras de amor: ambos, amor para as pessoas e amor para o Criador. Este é o líder, mas por si próprio, ele não existe.

[165576]

De KabTV de “Segredos do Livro Eterno” 29/4/15

Material Relacionado:

A Torá: Mudar A Si Mesmo A Fim De Revelar O Criador

O Poder Da Gruta De Macpelah

Um Guia Através Do Deserto Para A Terra Prometida