O Amor Só Existe Acima Do Egoísmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu me corrigir, na medida em que poderei amar incondicionalmente meu marido, não importa como ele seja, ainda vou ver seus defeitos?

Resposta: Se eu peço que a força de cima me corrija e me ajude a ver o meu cônjuge sem quaisquer condições, eu o vejo completamente corrigido. Isso é chamado de “o amor cobrirá todos os crimes”.

Da mesma forma, uma mãe não vê quaisquer falhas no seu filho, já que para ela ele é o melhor, mais inteligente e atraente.

Pergunta: Então, eu subo acima do meu desagrado por certa qualidade do meu marido, peço para corrigir a minha atitude em amor, e, de repente, isso parece bom para mim?

Resposta: A única maneira de chegar ao amor é corrigindo-se. Eu não estou tentando esquecer as falhas do meu parceiro e enganar a mim mesmo, mas subo acima delas, na medida em que quero amá-lo como ele é.

Mas a correção precisa começar com o amor dos amigos. Até que comecemos a corrigir as relações entre todos nós, não seremos capazes de corrigir os relacionamentos dentro de uma família. É por isso que a instituição da família está desmoronando e continuará a se deteriorar ainda mais. Chegará ao ponto onde os filhos vão estar matando seus pais, e os pais devorando seus próprios filhos, no sentido mais literal.

Comentário: Mas as pessoas estão procurando o amor romântico, não o amor dos amigos.

Resposta: Isto é porque as pessoas estão olhando para o amor material, egoísta, que elas nunca encontrarão. O amor só existe acima do egoísmo, e a pessoa deve procura-lo dentro de si mesma.

Não há necessidade de procurar um objeto atraente para amar. No momento em que eu percebo o que é o amor verdadeiro, devo procurar um parceiro que também entenda como alcançá-lo.

E, nesse caso, não importa se gostamos ou não da aparência um do outro. Eu iria a uma pessoa sábia e lhe falaria sobre o meu desejo de casar, e ela encontraria um parceiro adequado para mim com o qual pudéssemos construir uma família correta.

Tais cônjuges querem encontrar o amor que está acima deles. É por isso que eles não estão preocupados com o rosto ou caráter de seu cônjuge, mas apenas a sua vontade de construir uma relação de amor mútuo que está acima de todas as deficiências. Eles entendem que cada um precisa corrigir a si mesmo, e nessa medida, eles vão se aproximar e se conectar.

De KabTV “Uma Nova Vida” 30/08/15