O Amor Só Existe Acima Do Egoísmo

Dr. Michael LaitmanPergunta: Se eu me corrigir, na medida em que poderei amar incondicionalmente meu marido, não importa como ele seja, ainda vou ver seus defeitos?

Resposta: Se eu peço que a força de cima me corrija e me ajude a ver o meu cônjuge sem quaisquer condições, eu o vejo completamente corrigido. Isso é chamado de “o amor cobrirá todos os crimes”.

Da mesma forma, uma mãe não vê quaisquer falhas no seu filho, já que para ela ele é o melhor, mais inteligente e atraente.

Pergunta: Então, eu subo acima do meu desagrado por certa qualidade do meu marido, peço para corrigir a minha atitude em amor, e, de repente, isso parece bom para mim?

Resposta: A única maneira de chegar ao amor é corrigindo-se. Eu não estou tentando esquecer as falhas do meu parceiro e enganar a mim mesmo, mas subo acima delas, na medida em que quero amá-lo como ele é.

Mas a correção precisa começar com o amor dos amigos. Até que comecemos a corrigir as relações entre todos nós, não seremos capazes de corrigir os relacionamentos dentro de uma família. É por isso que a instituição da família está desmoronando e continuará a se deteriorar ainda mais. Chegará ao ponto onde os filhos vão estar matando seus pais, e os pais devorando seus próprios filhos, no sentido mais literal.

Comentário: Mas as pessoas estão procurando o amor romântico, não o amor dos amigos.

Resposta: Isto é porque as pessoas estão olhando para o amor material, egoísta, que elas nunca encontrarão. O amor só existe acima do egoísmo, e a pessoa deve procura-lo dentro de si mesma.

Não há necessidade de procurar um objeto atraente para amar. No momento em que eu percebo o que é o amor verdadeiro, devo procurar um parceiro que também entenda como alcançá-lo.

E, nesse caso, não importa se gostamos ou não da aparência um do outro. Eu iria a uma pessoa sábia e lhe falaria sobre o meu desejo de casar, e ela encontraria um parceiro adequado para mim com o qual pudéssemos construir uma família correta.

Tais cônjuges querem encontrar o amor que está acima deles. É por isso que eles não estão preocupados com o rosto ou caráter de seu cônjuge, mas apenas a sua vontade de construir uma relação de amor mútuo que está acima de todas as deficiências. Eles entendem que cada um precisa corrigir a si mesmo, e nessa medida, eles vão se aproximar e se conectar.

De KabTV “Uma Nova Vida” 30/08/15

2 Comentários

  1. Existe alma eterna sem corpo após morte para Céu ou Paraíso ou para onde? alma está com Deus Amor para sempre? filha, mãe, esposa como família unida (sem separadas) após mortes para Deus?

  2. Rav Michael Laitman, eu não consigo entender a parte que o senhor diz: ( eles não estão preocupados com o rosto ou caráter de seu cônjuge )

    O rosto até entendo…mas caráter????

    o caráter não é importante????

    Por favor responda!!!!!!!!!!!

Comente