Descobrir Os Segredos Da Vida

laitman_214Comentário: Parece-me que você precisa ser uma pessoa muito sábia para chegar a uma descoberta do sistema superior que gerencia o nosso mundo.

Resposta: Não, no Livro do Zohar, bem como nos escritos do Ari e do Baal HaSulam, está escrito que a sabedoria da Cabalá não exige quaisquer habilidades especiais ou talentos excepcionais, e cada pessoa pode alcançá-la.

Assim como você está ciente e alcança esta vida a partir daquilo que vê, você também descobre o sistema de gestão superior, começa a entender e a ver como ele funciona em torno de você, como as pessoas e você mesmo são ativados, e como você pode construir um mundo novo.

Esta visão dá à pessoa muitos poderes. Primeiro ela começa a se sentir eterna; sua vida não termina em poucas décadas. A pessoa começa a sentir a vida dentro da alma, e não dentro do corpo. Nossos corpos pertencem ao nível animal. Aqueles que pertencem aos níveis inanimado, vegetal e animal estão limitados ao seu tempo de vida.

No entanto, a pessoa que começa a se parecer com o que é superior, o Criador, entra num plano completamente diferente de sua existência chamado viver a vida da alma. Assim, ela começa a sentir a eternidade e plenitude em sua vida dentro da alma.

Para passar da vida corporal à vida da alma enquanto vivemos neste mundo –  ou seja, para começar a sentir o mundo de forma eterna e completa, compreendendo como se conduzir, ajudando os outros a também alcançar uma visão como essa – nós recebemos a sabedoria da Cabalá.

Pergunta: Você fala sobre a existência de um nível superior, mas junto com isso, será que a pessoa também começa a entender o nosso mundo? Afinal, as pessoas estão muito confusas hoje.

Resposta: Eu falei sobre isso mais de uma vez; em suma, os desejos corporais são o que motiva uma pessoa: desejos por comida, sexo e família, que também caracterizam os animais, e os desejos sociais por riqueza, respeito, educação. Estes são três tipos de desejos corporais e três tipos de desejos sociais.

Mas isso não basta, porque questões são despertadas em nós. Para que estamos vivendo? Por que estamos vivos? Qual o significado da vida? Qual é a sua finalidade? Qual é o seu segredo? Nós não podemos nos encerrar só nesta vida e dizer que não há nada mais. Eu vivo meus 70 anos e os preencho de acordo com as minhas ambições, e isso é tudo.

Nós temos nos desenvolvido. Especialmente em nossa geração, chegamos a questões que, se não encontramos uma solução para elas, não vamos querer viver e vamos nos afundar em desespero. De acordo com o processo do desenvolvimento da natureza que trabalha em nós e nos influencia, nós temos que descobrir o segredo da vida, sua finalidade e essência. Assim, a sabedoria da Cabalá foi revelada.

Se a questão pega uma pessoa – para além dos desejos por comida, sexo, família, riqueza, honra e conhecimento, que caracterizam este mundo – a questão que está além do nosso mundo, além de nossas vidas, e a pessoa sente que deve descobri-la, ela atinge a sabedoria da Cabalá.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 09/08/15