Clamar Por Ajuda Ao Criador

A Torá, “Números”, 14:39-14:45: Quando Moisés transmitiu essas palavras a todos os filhos de Israel, eles choraram amargamente. Na madrugada seguinte subiram para o alto da região montanhosa, e disseram: “Subiremos ao lugar que o Senhor prometeu, pois cometemos pecado”.

Moisés, porém, disse: “Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso!

Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos, pois os amalequitas e os cananeus os enfrentarão ali, e vocês cairão à espada. Visto que deixaram de seguir ao Senhor, ele não estará com vocês”.

Apesar disso, eles subiram desafiadoramente ao alto da região montanhosa, mas nem Moisés nem a arca da aliança do Senhor saíram do acampamento.
Então os amalequitas e os cananeus que lá viviam desceram e os derrotaram e os perseguiram até Hormá.

Pergunta: Por que os filhos de Israel foram punidos? Afinal, eles expressaram seu pesar e disseram: “Sim, cometemos pecado”.

Resposta: Não houve pecado. O Criador organizou tudo! O problema é que eles dependiam de suas próprias forças, pensando que tinham que superar a montanha por si mesmos. Eles queriam fazer isso com suas próprias forças egoístas, mas a montanha é o atributo de doação. Como eles poderiam subi-la? Onde está a adesão com o Criador? Onde está a doação absoluta? Não há nenhuma!

Pelo contrário, se eu disser que pequei, isso significa que assumo a responsabilidade por aquilo que faço. Admitir o pecado é o pecado!

Eu não sou nada e tenho que avançar constantemente com os meus olhos fechados seguindo a força de amor e doação, de modo que ela resida gradualmente em mim. Agora eu só reúno níveis de subida rumo ao atributo de Bina.

O atributo de Bina é o atributo de doação completa, que me alcança apenas por uma iluminação de cima. Esta é a Luz que Reforma, ou seja, a força do Criador. Num estado ideal, eu diria que estou pronto para tudo que o Criador me mostra.

Mas eu continuo o pecado dos espiões. Por que eles não pedem à força superior? “Nós trouxemos frutas gigantes, mas elas estão além de nossas forças. Como podemos entrar nesta terra?” Por que eles não exigiram a ajuda do Criador, mas, em vez disso, se voltaram ao povo? “Vejam o que Ele faz com a gente; Ele nos envia para a morte certa, atraindo-nos para uma terra bonita com gigantes terríveis que vão nos matar! São estes os líderes da nação que o povo mais avançado da geração escolheu?” Acontece que eles são todos contra a força única, boa e benevolente, que quer levá-los à Terra Prometida, mas eles não podem sequer se aproximar do próximo nível.

Isso estava claro de antemão, porque é impossível saltar do nível de Malchut ao nível de Bina de uma só vez. A diferença entre Malchut e Bina é de 40 níveis. Portanto, quando olhamos para Bina desde Malchut, a sua realização parece impossível!

Mas, por outro lado, quem nos leva a isso? O Criador. Quem disse que eles deveriam enviar espiões lá? O Criador. Então, por que eles não se voltaram a Ele? Por que começaram a falar contra Ele?: “Vejam o que Ele faz com a gente; Ele nos envia para a morte certa, atraindo-nos para uma terra bonita com gigantes terríveis que vão nos matar!”.

Teoricamente, se tivessem chamado pelo Criador, Ele os teria elevado nas asas ao nível de Bina. Mas, por outro lado, isso é impossível, porque a pessoa tem que experimentar tudo isso por si mesma, mastigar e processá-lo.

Esta é a razão de Moisés dizer: Por que vocês estão desobedecendo à ordem do Senhor? Isso não terá sucesso! Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Ele percebe que eles não estão conectados ao Criador!

Comentário: Isto é tão complicado.

Resposta: Isso não é complicado. É bom descobrirmos a linha direita e esquerda e, assim, avançarmos. Esta é a nossa história, não o passado ou o futuro, mas a história à nossa frente!

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/05/15