Adão Foi O Primeiro A Romper O Teto Deste Mundo

Laitman_712_03Pergunta: Qual é o significado Cabalístico de Rosh Hashana, o ano novo?

Resposta: Rosh Hashana é um novo começo, e as sabedoria da Cabalá é a sabedoria da vida que inclui a sabedoria do universo, a sabedoria da criação.

Afinal, ela fala de toda a natureza, da totalidade da natureza, não só o nosso mundo, mas também de todos os mundos superiores que se encontram acima dele. Nesse meio tempo, a humanidade não sabe nada sobre o que existe além dos limites deste mundo, mas ainda está se aproximando dessa realização.

Rosh Hashaná é o dia que Adam HaRishon (primeiro homem), Adão, foi criado. É precisamente este evento que celebramos neste dia, a criação de Adão.

Mas uma pergunta pode ser feita: Como Adão poderia ter sido criado 5.775 anos atrás, se é sabido que os seres humanos já viviam milhares de anos antes? Isso é comprovado por escavações arqueológicas e inscrições antigas em pedra que sobreviveram até nossos dias. Nós encontramos muitas evidências para a existência da humanidade na Idade da Pedra, do Bronze e do Ferro.

Isso significa que há provas contundentes de que os humanos surgiram muito antes de 5.775 anos atrás, e certamente a sabedoria da Cabalá concorda com isso. Isso só acrescenta que Adão foi o primeiro que se tornou um Adam (homem).

Em nosso mundo, existem três tipos de criaturas: da natureza inanimada, vegetal e animal. O ser humano também pertence ao mundo animal.

A verdade é que ele tem um sentido mais desenvolvido e a razão. Ele constrói casas mais confortáveis para si mesmo do que tocas de animais, desenvolve o comércio e a indústria, e explora o mundo que o rodeia, mas é duvidoso que isso torne a sua vida mais feliz do que a vida dos animais. Ao que tudo indica, os seres humanos são apenas parte do mundo animal.

A sabedoria da Cabalá diz que Adão foi um ser humano, como nós, que viveu 5.775 anos atrás. No entanto, ele é considerado o primeiro homem porque foi o primeiro a descobrir o segredo da vida, para que nós estamos vivendo, porque fomos criados, e o que há para além das nossas vidas neste mundo. Ele foi o primeiro a romper o teto deste mundo para um mundo superior. Afinal, o nosso mundo é o menor de todos os mundos, como Adão descobriu. Antes disso, nós sequer sabíamos disso. Depois de entrar no mundo superior, Adão falou aos outros sobre isso; Adão transmitiu aos seus alunos a sabedoria que descobriu sobre o mundo superior e sua gestão de nós. Ele falou sobre o segredo da vida, que a vida é significativa e proposital.

Nossa vida possui um valor superior porque nos possibilita, por meio de atividades especiais, sair de nosso mundo para o mundo superior; essa vida física foi dada a nós para atingirmos o mundo superior em nossa vida e nos tornarmos seres humanos depois de Adão, ou seja, nos tornarmos “os filhos de Adão”.

Adão é chamado de Adam HaRishon porque foi o primeiro que subiu ao próximo nível, o mundo superior, onde se tornou “como” (Domeh) o Criador, o poder superior que atua lá.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 06/09/15

Comente