A Sabedoria Da Cabalá E O Mal: Duas Coisas Que Não Se Juntam

laitman_627_1Pergunta: Qualquer um que sente amor e bondade para com os outros é um Cabalista?

Resposta: Se for um verdadeiro amor e doação para com os outros, isso significa que ele é um Cabalista. O problema é se estivermos enganados e só aparentemente amamos e doamos uns aos outros. Não há amor em nosso mundo.

Comentário: Muitas pessoas acreditam que são boas e amorosas.

Resposta: Este é um erro. Um Cabalista desenvolve um atributo especial do verdadeiro amor e doação, que não é recepção disfarçada que é apenas um ego mais desenvolvido e sofisticado.

O atributo de amor e doação é construído acima do ego, acima da nossa natureza. Então nós podemos realmente sentir o que é externo a nós, que é apenas uma força chamada Criador. A revelação de Seu amor e doação a nós é chamada de mundo superior. Um Cabalista é alguém que cumpre o princípio, “ama teu amigo como a ti mesmo”, que lhe permite sentir o mundo superior.

Pergunta: O que é o mundo superior?

Resposta: O mundo superior é a soma de forças, influências e ações da força superior sobre nós. Um Cabalista vê forças que outras pessoas não podem ver. Ele começa a cooperar com a força superior, com todos os componentes individuais dessa força que vem do Criador. Assim, nós começamos a responder ao Seu chamado, a agir em resposta a ela, e nos tornamos parceiros do Criador.

Um Cabalista coopera com a força superior e, portanto, muda a realidade. Ao mudar constantemente a si mesmo, ele pode tornar o mundo e a vida das pessoas melhor.

Pergunta: Um Cabalista pode usar seus superpoderes para prejudicar as pessoas?

Resposta: Isso é impossível; afinal de contas, para começar, é a força de amor e doação que ele adquire.

Comentário: Mas, muitas vezes, ouvimos no noticiário que uma pessoa que se engajou na Torá também estava envolvida em atos proibidos.

Resposta: Um Cabalista não pode causar qualquer dano. A sabedoria da Cabalá muda a natureza de uma pessoa para uma natureza altruísta. Em primeiro lugar, ela restringe seu ego.

A Torá contém a Luz que Corrige que pode transformar a nossa inclinação egoísta na inclinação ao bem. Um Cabalista usa a Luz Superior e corrige sua natureza de mal em bem. Este é o primeiro sinal. Se uma pessoa causa dano a outras, ela não é Cabalista.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 16/08/15