A Preparação De Quarenta Anos Antes De Entrar Na Terra De Israel

laitman_747_01A Torá, “Números”, 14:26-14:31: Disse mais o Senhor a Moisés e a Aarão: “Até quando esta comunidade ímpia se queixará contra Mim? Tenho ouvido as queixas desses filhos de Israel murmuradores. Diga-lhes: ‘Juro pelo Meu nome, declara o Senhor, que farei a vocês tudo o que pediram: cairão neste deserto os cadáveres de todos vocês, de vinte anos para cima, que foram contados no recenseamento e que se queixaram contra Mim.

Nenhum de vocês entrará na terra que, com mão levantada, jurei dar-lhes para sua habitação, exceto Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas, quanto aos seus filhos, sobre os quais vocês disseram que seriam tomados como despojo de guerra, Eu os farei entrar para desfrutarem a terra que vocês rejeitaram.

A Torá nos fala sobre os verdadeiros níveis que uma pessoa sobe internamente, mas esta não entende que tudo é feito pela Luz e não por ela mesma, continua se esquecendo disso e não consegue deixar de estar equivocada.

Nós vamos errar muito quando tentarmos voltar. Não há outra forma! Nós temos que reconhecer plenamente o nosso ego e ver quão grande ele é. Não podemos fazer nada com esse ciclope gigante.

Nós nos educamos gradualmente em cada nível, em cada etapa durante os quarenta anos de peregrinação no deserto, para que quando estivermos prestes a entrar na terra de Israel, vamos ter certeza absoluta de que somos totalmente impotentes e não podemos fazer nada por nós mesmos.

Nem a nossa mente nem os nossos corações podem nos ajudar de qualquer maneira. Nós estamos diante de um ciclope gigante, um exército forte, nações que nos odeiam que estão prontas para fazer qualquer coisa para não cruzarmos suas fronteiras. A nova geração também reconhece isso, e as coisas estão se tornando ainda mais claras.

No entanto, ao mesmo tempo, durante os quarenta anos nós desenvolvemos gradualmente o atributo de amor e doação entre nós e começamos a descobrir o Criador nele como a fonte desse atributo. Acontece que só podemos entrar na terra de Israel pela fé acima da razão, ou seja, com o atributo de doação que é externo a nós.

Então qual é o problema? Nós tivemos que errar para descobrir e explicar a nós mesmos e à nação o que está acontecendo na terra de Israel, que grandes forças existem lá, por que não podemos vencê-las, e por que estamos tão distantes uns dos outros e do Criador.

Portanto, o pecado dos espiões é necessário para compreendermos o quanto não fazemos parte disso. Uma pessoa não pode saltar de um nível para o outro sem a preparação dos quarenta anos antes de entrar corretamente na terra de Israel. Todos os problemas esclarecidos pelos espiões e a revelação da atitude negativa da nação são naturais e não podem ser de outra forma.

Não há erros ao longo do caminho espiritual. O cálculo é realista: que Masach (tela) você tem contra o seu ego, se um cobre o outro.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 06/05/15