Um Grama De Correção

laitman_528_04Pergunta: O que deve acontecer para se criar um novo Kli (vaso) numa pessoa acima de seus desejos atuais?

Resposta: Para isso, primeiro há a necessidade de apoio, que pode ser obtido graças ao grupo, o professor, o estudo e a disseminação.

A submissão é o primeiro e principal ato com respeito ao Criador sobre o qual, depois, todo o resto é construído. Afinal, o nosso desejo é egoísta, por isso a primeira ação deve ser a submissão do ego. Alguém que está pronto para isso tenta implementar o que o grupo precisa e o que o professor pede, ser estimulado pela aprendizagem e investir-se na disseminação.

O principal trabalho aqui é o esclarecimento pela emoção e o intelecto. Afinal, pode ser que uma pessoa realize muitas ações físicas, mas não faça qualquer cálculo nelas, ou o contrário, todos os dias faça vários cálculos, mas não percebe nada. Estes cálculos não valem nada. É apenas filosofia.

Tudo começa com a submissão, porque sem a submissão do ego, e do intelecto que o serve, é impossível começar a trabalhar nisso. Eu devo tirar o meu desejo de receber para fora, estudá-lo e subjuga-lo. A submissão é a primeira atividade no caminho para a adesão. Afinal, com o desejo que está em mim agora, eu não vou ser capaz de chegar mais perto do Criador de forma alguma.

Então, eu o dobro, critico, e esclareço com qual parte é possível trabalhar e com qual parte não é possível. Eu não tenho nada além de um desejo de receber, assim que começo a aprender como é possível alterá-lo, em que as direções. Por exemplo, eu me aproximo dos amigos, embora não sinta nada, mas entendo que devo fazer isso.

Graças a isso, através da implementação de mudanças no meu estado anterior e fazendo-me avançar um pouco, eu corrijo minha atitude. Eu me sacrifiquei. Eu ajudei os amigos. Eu realizei o conselho do professor. Eu passei do estado F1 para o estado F2. Mesmo que estes dois estados estejam dentro do meu ego, existe uma diferença entre eles, um delta devido à minha mudança. Eu posso aprender com o exemplo da mudança que fiz e os resultados que foram recebidos usando isso como o primeiro tijolo na construção de minha anulação do ego.

Eu já tenho alguma coisa em minhas mãos. O estado que alcancei é melhor do que o estado anterior, e assim que eu o chamo de “noiva agradável e gentil” (Talmud Babyli, Ketubot 16b). Eu recebi um Kli maior e mais bonito, e assim Beit Hillel (a escola de Hillel) não me força a mentir. Ela só me mostra que depende de mim atingir esse estado.

Beit Shamai fala sobre a situação atual, enquanto Beit Hillel fala sobre um estado desejado, mas um que vai acontecer no final. Quando eu o alcanço, o estado F2 se torna o principal estado para mim. Esse estado precisa de mais trabalho, de modo que o estado F2 de Beit Hillel se tornará realista. É o ponto de vista de Beit Shamai a partir do qual eu esclareço o estado desejado F3 de Beit Hillel. É assim que eu continuo e avanço ainda mais.

No entanto, primeiro eu uso o delta entre os estados F1 e F2 como unidade de medida: um milímetro, um centímetro e um grama de correção. Eu o utilizo como modelo, como um padrão, uma escala de medição, e armado com isso, posso avançar.

Pergunta: O que deve ser feito para avançar do estado F1 para o estado F2?

Resposta: É preciso ver os dois estados do ponto de vista de Beit Shamai e do ponto de vista de Beit Hillel, “uma noiva bonita como ela é” e, simultaneamente, “uma noiva agradável e gentil”. No entanto, a pessoa em si não tem nenhuma chance de ver o estado F2 ou seu propósito; ela recebe um professor e os livros, a quem ela deve ouvir. Ela deve aceitar o que é dito pelo professor como verdade, e o professor diz: “Não há outro além Dele”, “o Bom que faz o bem”.

Se ela vê a noiva apenas como pouco atraente como ela é, então é necessário continuar a trabalhar em grupo, estudar e disseminar. Respeitar o professor significa realizar o que ele aconselha a respeito de seu avanço. Isto significa a realização de atividades e esperar por uma resposta da Luz, semelhante a uma noiva que deve se preparar, e só então o noivo chega. As ações corretas irão necessariamente causar uma resposta da Luz Superior.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 12/03/14

Comente