Sozinho É Impossível Separar-se Dos Comedouros

laitman_559Baal HaSulam, Introdução ao livro, Panim Meirot uMasbirot, Secção 7: Assim, há duas maneiras de se alcançar o objetivo acima mencionado: através de sua própria atenção, que é chamada de “Caminho do Arrependimento”. Se eles são recompensados com isso, então “Eu vou apressá-lo” será aplicado a eles. Isto significa que não há tempo definido para isso, mas quando eles são recompensados, a correção termina, é claro.

Se eles não são recompensados com a atenção, há outro caminho, chamado “caminho do sofrimento”. Como o Sinédrio disse: “Eu coloco sobre eles um rei como Hamã, e eles vão se arrepender contra sua vontade”, ou seja, em seu tempo, pois nisso há um tempo definido.

Com isso, eles queriam nos mostrar…

… Como está escrito, “Ou ordenarás aos relâmpagos que saiam e te digam: Eis-nos aqui?‘”

Há um caminho de dor que pode limpar qualquer defeito e materialismo até que a pessoa perceba como levantar sua cabeça para fora do berço bestial, ascender e subir os degraus da escada da felicidade e do sucesso humano, porque ela unirá à sua raiz e completará o objetivo.

Nenhum de nós pode tirar a cabeça para fora do comedouro. É impossível se separar do comedouro, e nós temos que perceber isso o mais rápido possível.

No entanto, isso só é possível fazer isso juntos, e, basicamente, nisso está a diferença entre o “caminho do sofrimento” e “o caminho da Torá”, entre Beito (Caminho do Sofrimento) e Achishena (Caminho da Luz).

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 14/03/14, Escritos do Baal HaSulam