Sodoma, Egito E A Terra De Canaã

Midrash Raba, “Beshalach”: Os filhos de Israel agora acampam em Cades, nordeste da terra de Israel. Eles sabiam que iriam subir a montanha na fronteira da terra de Israel. Animados, empurrando uns aos outros, correram para Moisés com o seu pedido: vamos enviar os espiões à frente, de modo que eles explorarão e verificarão a terra; eles aconselhar-nos-ão o caminho que devemos seguir e dir-nos-ão quais cidades seriam facilmente conquistadas; de modo que devemos saber quem atacar primeiro. Mas, claro, eles não tinham necessidade de espiões, porque a coluna de nuvem se movia diante deles. Esta é a razão que eles tinham que pensar em desculpas diferentes, a fim de convencer a Moisés a enviar os espiões.

Os filhos de Israel exigiram que Moisés enviasse os espiões para a terra de Israel, o que significa que não tinham fé no pilar de nuvem, a nuvem de glória, que os guiou no deserto. Mas agora havia chegado o momento de lutar contra os fortes desejos egoístas na terra de Israel, e somente se as pessoas os superarem adquirirão o nível espiritual, que é a terra de Israel.

A questão é que o deserto é um estado em que aceitamos a atitude boa, igual, calma em relação a todos, doação passiva. Não é o trabalho ativo com o ego ainda, uma vez que não o invocamos dentro de nós e não o trouxemos para fora. A terra (“Eretz”) de Israel vem da palavra hebraica – “desejo”-“Ratzon”, por outro lado, é um desejo que visa o Criador.

Esta terra é agora chamada Canaã e no momento ela visa a uma direção completamente diferente. Sete nações (de acordo com o número do Sefirot) vivem nela; sete forças que puxam todo mundo que tem esses desejos na direção oposta. Isto significa que é o mesmo Egito, mas de uma forma mais grave. Esta é a razão pela qual é possível atravessar o Mar Vermelho, ser submetidos à experiência do Monte Sinai e do deserto, e ao mesmo tempo entrar no estado de terra de Canaã, antes de ela ser conquistada pela nação de Israel, que são os muitos fortes desejos egoístas que estão em guarda, protegendo-se.

De acordo com o estado egoísta, a terra de Israel é muito maior do que o Egito. Para o Faraó a nação de Israel é a intenção de trabalhar em prol de doar a si mesma, recebendo de propósito: eu dou para você, mas, eventualmente, eu recebo de você, como um bom dono de alguma fábrica que se preocupa com seus funcionários porque ele lucra com eles e isto é muito mais vantajoso para ele. Isto significa que o faraó é um capitalista normal com uma abordagem saudável. Ele diz: “Vá lá e trabalhe e você receberá tudo: carne, peixe, e legumes. Você pode viver onde quiser, e você pode seguir sua religião. Eu não proíbo nada, apenas trabalhe! Deseja organizar de forma diferente? Vá em frente! Mas sob a minha supervisão!”

“No geral, ele é um bom e carinhoso empregador, que não suprime seus súditos, desde que não se levantem mais contra ele e se recusem a aceitá-lo como seu empregador. Esta é a razão porque ele está pronto para dar-lhes as melhores condições: Você quer um fundo de pensão? Aqui você tem! Férias? Aqui está. Você quer fazer isso duas vezes por ano? Isso é bom! Você quer pagamento extra? Ok! As melhores condições para os seus filhos: creches e escolas? Vou fazer tudo! Será o céu! Você não precisa pensar em nada, mas simplesmente fazer o que lhe é dito e isso é tudo! A única condição que ele tem é: “Você deve ser leal a mim e então você estará bem”. Isso é chamado de doar a fim de receber. Se você não aceitar isso, você tem um problema com o Faraó e, portanto, deve reunir todas as forças, a fim de vencê-lo e seguir em frente. Isto é o que aconteceu no Egito.

Mas agora nós alcançamos o próximo nível chamado “a terra de Canaã”, a futura terra de Israel. A terra de Canaã é muito maior do que o Egito. Quando a nação de Israel entra neste nível torna-se cada vez mais egoísta. Eles têm sete níveis chamados sete nações, sete desejos egoístas. Eles são tão grandes que se opõem ao atributo de doação, de aproximação, de apoio mútuo e de garantia mútua, que estão prontos para fazer em pedaços qualquer um que comece a pensar sobre o amor e doação.

Portanto, quando nos aproximamos do estado chamado “a terra de Canaã”, o que significa suas fronteiras, nós começamos a sentir o frio mortal vindo de lá. Se você quiser unir-se, amar os outros, e estabelecer boas relações com os outros, outorgar uns aos outros, você sente que todo mundo o odeia e rejeita. É muito pior do que o que Abraão experimentou quando salvou Ló de Sodoma, porque todo mundo vivia para si mesmo lá. Isto é como nós queremos viver hoje. Todo mundo tem tudo para si próprio: “Eu tenho minha própria casa e meu carro; estou sozinho em minha casa e estou sozinho no meu carro. Eu não preciso de ninguém. Se eu precisar de alguém posso convidá-lo para uma ou duas horas e isso é o suficiente.

“Esta é Sodoma, onde todos vivem por si mesmos. De acordo com as leis de Sodoma, se você deixar alguém passar a noite em sua casa, então você é um inimigo. Você está quebrando as leis sociais que se baseiam no fato de que ninguém tem quaisquer relações com ninguém; ninguém ajuda os outros, e não existe reciprocidade em qualquer lugar. Se alguém está morrendo de fome, por exemplo, isso significa que merece e ninguém deve ajudá-lo. O Criador irá ajudá-lo, não interfiram. Você não tem direito a isto. Todo mundo é gerido pela força superior. Esta é uma antiga filosofia interna muito profunda, que tem uma base muito grave.

Mas a terra de Canaã é muito pior. Quando os filhos de Israel começam a sentir o frio que está além da fronteira chamada “a terra de Canaã”, que eles têm de superar para conquistar esta terra e para transformá-la em “a terra de Israel”, eles descobrem obstáculos em um nível a que eles não podem subir. É muitas vezes maior do que a Muralha da China. Isto significa que você tem que mudar o pequeno ego que resta, que de repente cresce alto como o céu, e, então, o próximo nível que você deve alcançar é revelado e você sente-se como um anão comparado a ele. O que é mais, este obstáculo é ideológico e inteligente.

Ele pressiona, convence, e prova a você que você está fazendo algo que é totalmente errado, com o objetivo contra o Criador! Quem mandou você fazer isso? Será que Ele mandou? Como pode ser? Afinal, é tudo em contraste com Ele! Mesmo a mensagem “enviar”, que significa “enviar o espião lá”, é contra a Sua condição para avançar na fé acima da razão, e para avançar na doação desconsiderando tudo. Então você pode enviar alguém?

Acontece que é impossível superar o próprio nível por nossa própria mente e sentimentos. Este é o jeito que sempre está no trabalho espiritual. Você enfrenta um estado que você não pode compreender em sua mente e que você não pode justificar.

Comentário: Uma pessoa constantemente segue a coluna de nuvem, o que significa que ele avança pela fé acima da razão, e então de repente ele pára e envia espiões …

Resposta: A as pessoas estão prontas para seguir com os olhos vendados, como cachorrinhos cegos. Mas, a fim de subir para o próximo nível, têm que usar sua mente, já que você pode seguir em fé acima da razão no atributo de doação quando você levanta a mente para um nível superior. Esta é a razão pela qual você está autorizado a usar sua mente, sua compreensão, seu reconhecimento, e seus sentimentos, e agora você tem que avançar sobre isto. Este é o significado do pecado e da queda das pessoas: Por um lado, levantaram-se ao nível da nova mente saudável, mas, por outro lado, eles não podem subir acima dela. Isto significa que a mente é ativada antes de cada nível espiritual e é somente depois que podemos avançar em fé acima da razão, pois o que mais há para ascender acima se não for acima de nossa mente?

Comentário: Se compararmos Sodoma, Egito, e “a terra de Canaã”, Abraão entra em Sodoma a fim de proteger os justos; pessoas descem ao Egito por causa da fome, mas quando eles vêm para “a terra de Canaã” eles seguem a coluna de nuvem e são gerenciados por meio de Moisés, o que significa pelo ponto no coração.

Resposta: As pessoas entram no Egito por causa da fome, porque ali é onde recebem desejos egoístas adicionais que mais tarde tem que elevar acima. Esta subida não é realizada por conquistar o Egito, mas quando eles escapam dele. A fim de ascender acima disto, eles precisam da Torá, o método espiritual correto. É só na terra de Canaã que eles começam a elevar-se acima do Egito, quando eles invocam grandes desejos egoístas que foram aumentados durante a sua peregrinação no deserto. Este é realmente o que é revelado diante deles agora.

[164162]

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 30/3/15

Material Relacionado:

Vá E Descubra O Que Foi Preparado Para Você

A Nuvem Do Criador