Qual É A Nação Mais Feliz Do Mundo?

laitman_228Pergunta: Qual é a nação mais feliz do mundo?

Resposta: O povo mais feliz são os Papuas (habitantes da Nova Guiné), que andam por aí seminus e não pensam em nada, mas caçam para comer. É dito em Pirkei Avot: “Aquele que tem mais recursos tem mais preocupações”, e “quanto mais você sabe, mais você sofre”.

Pergunta: Como podemos nos tornar a nação mais feliz do mundo?

Resposta: A nação mais feliz é a nação que estiver em concordância com o plano da criação: avançando no mesmo ritmo, no mesmo sentido, de acordo com as instruções vindas de cima que se espalham na natureza e que a natureza cumpre em nós. Se nos anteciparmos às instruções de cima e as cumprirmos compreendendo-as, a natureza não vai nos pressionar e não vai nos empurrar por trás e ser forçada a colocar obstáculos diante de nós. Nesse caso, vamos viver o paraíso na terra: um clima maravilhoso, uma maravilhosa sociedade socialista, com abundância, vida uma livre de doenças, tudo que podemos desejar! Vamos ver que as pessoas ficam felizes em nos encontrar e teremos o maior prazer de conhecê-las, e tudo vai ficar equilibrado. A Natureza, que é totalmente equilibrada em todas as suas partes, é o paraíso na terra.

No entanto, tudo isso só pode ser realizado se compreendermos como a lei superior é cumprida, como ela nos pressiona sistematicamente e nos leva a algum lugar, e se começarmos a mudar por nós mesmos antes que ela traga a influência superior sobre nós. Por isso se diz na Torá, que o Criador criou o ego que deve nos empurrar para a frente, mas se usarmos a força chamada Torá ou a Luz da correção de cima, além do ego, seremos capazes de corrigir o ego com ela com antecedência, e, portanto, não vamos sentir quaisquer impulsos ou pressões negativas nele, mas apenas positivas. Você vai realmente procurar como usar e satisfazer o ego por si mesmo, a fim de avançar de forma independente. Isso é chamado de liberdade!

Mas não é a mesma liberdade quando você não sabe o que fazer e pula em todas as direções como uma criança que corre ao redor de uma sala. Liberdade significa compreender o pensamento da criação, compreender seu objetivo maravilhoso, quando você pode avançar em direção a ela de forma independente, por si mesmo, e não sendo estimulado a fazer isso.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” de KabTV 8/5/15

Comente