Pesquise Numa Caixa De Areia De Crianças

Laitman_079_02Pergunta: Por que os Cabalistas impediram a propagação da ciência comum entre a nação de Israel?

Resposta: Os Cabalistas não impediram a propagação da ciência, ela simplesmente se desenvolveu na medida em que isso era necessário. Afinal, antes da destruição do Templo toda a nação estava envolvida na realização espiritual em devoção absoluta. Por que eles tinham que estudar insetos na selva ou eletricidade?

A ciência externa explora como devemos trabalhar com diferentes expressões da Luz neste mundo, no nível mais baixo. Isso é inútil, se eu posso trabalhar diretamente com o Criador, com os mesmos fenômenos, num nível superior. Lá eu estou realmente incorporado nas ações e trabalho com o fenômeno, e essa é uma enorme diferença.

Em comparação com este trabalho sublime, a ciência externa é simplesmente um jogo numa caixa de areia de crianças. Esta é a razão porque a nação de Israel não se envolveu com a ciência além do que era necessário para construir ou satisfazer as necessidades do corpo. Que propósito há em lidar com ela mais do que isso?

Havia pessoas que sabiam como processar o couro, preparar comida e construir casas, como fazer qualquer coisa que fosse uma necessidade básica, mas não mais do que isso: para ganhar a vida, para a família, para a próxima geração. Era impossível viver sem isso e então eles tinham que fornecer essas necessidades.

Mas dinheiro, respeito e conhecimento são desejos humanos que levam a uma quebra na sociedade e, portanto, foram mantidos num nível mínimo. Só depois que a nação de Israel foi exilada é que eles gradualmente começaram a descer mais e mais.

Eles não podiam se envolver em qualquer outra coisa quando estavam no exílio e, assim, se engajaram em qualquer coisa que fosse possível, especialmente no comércio e no desenvolvimento do sistema bancário, uma vez que podiam se envolver nisso em toda parte e isso deu-lhes uma sensação de segurança. Eles poderiam garantir seu futuro desta maneira.

Graças ao fato de que os Judeus se dispersaram por toda a Europa e no Oriente Médio, eles poderiam estabelecer uma rede semelhante à moderna rede integral no comércio, indústria e finanças. Eles começaram a construí-la há mais de 2000 anos. Se um Judeu da Espanha chegava no Egito, Marrocos, Turquia, ou nos países do norte da Europa ele sempre poderia encontrar lá Judeus com quem tinha uma língua comum; ele poderia encontrar um lugar para viver, entender suas vidas e eles podiam entendê-lo.

Este não era o caso, entre outras nações. Havia apenas pequenas aldeias na Europa que ficavam muito longe umas das outras. Por outro lado, era fácil para os Judeus construir tais sistemas, porque eles sentiam que pertenciam a uma nação, a um Criador; eles estudavam dos mesmos livros e liam as mesmas orações. Além disso, eles nunca sabiam o que o futuro traria. Se você é uma pessoa que pode ser considerada porque teme o Criador, eu posso deixar uma soma de dinheiro que tenho guardado para momentos de dificuldade. Se algo acontecer, eu sempre posso vir até você e você vai me dar de volta o que é meu.

Esta é a forma como os sistemas de comércio e indústria se desenvolveram. Não havia necessidade de ciências externas, porque eles tinham o seu próprio sistema. Livros eram transferidos de um lugar para outro. Era uma rede muito forte. Foi realmente assim que a humanidade começou a despertar e avançar da idade da barbárie.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 11/03/14, Escritos do Baal HaSulam

Comente