Ouvir Os Conselhos Dos Cabalistas

laitman_227Pergunta: Será que a pessoa tem uma alma?

Resposta: Nós temos que criar a alma dentro de nós. A alma é a conexão mútua entre nós, ou seja, a complementação dos corações. Se nós alcançarmos pelo menos uma conexão mútua parcial, vamos sentir o próximo estado superior dentro dela. Portanto, “Ama o próximo como a ti mesmo” é a principal lei da Torá.

Pergunta: Será que isso significa que os valores espirituais e atributos mentais são palavras vazias?

Resposta: Esses conceitos são típicos do nível do nosso mundo e servem apenas para estabelecer alguma forma agradável de comunicação entre nós e nada mais que isso.

A fim de me chamar uma criatura espiritual, ou seja, uma criatura que tem uma mente superior e não apenas uma criatura que pode criar a próxima geração e ferir os outros, nós precisamos fazer esforços internos estudando a sabedoria da Cabalá.

Não há nenhum outro método como esse, porque todos os outros métodos resultam do pensamento humano, ao passo que a sabedoria da Cabalá resulta da revelação do sistema superior, da Providência superior.

Pergunta: Isso significa que você sugere que nós nos livremos dos maiores filósofos da história humana que compuseram ideias provenientes de sua própria mente?

Resposta: Não, a sabedoria da Cabalá se refere à ciência com grande respeito, mas a verdadeira ciência. Se você se refere à filosofia, então, como um doutor em filosofia, eu acredito que ela não é uma ciência, porque a filosofia não explorar a natureza e não pode pretender trazer a verdade, porque trata-se apenas de especulações decorrentes da imaginação humana. De qualquer maneira, todos se relacionam com ela hoje.

Pergunta: Nós podemos dizer, que se ouvíssemos o que os Cabalistas dizem, poderíamos evitar diversas catástrofes naturais?

Resposta: Se as pessoas tivessem ouvido os Cabalistas, tudo teria sido diferente há muito tempo. No entanto, quando começamos a ler e a cumprir a regra “Ama o próximo como a ti mesmo”, todos imediatamente viram as costas. Quando você usa palavras bonitas e diz coisas que não entendemos, sentimos que você está pedindo que façamos coisas que são impossíveis de fazer.

As pessoas não entendem que essa é a lei geral da natureza, a harmonia para onde a natureza vai nos levar de qualquer forma, mas pelo caminho do sofrimento. Nós, por outro lado, devemos entender e perceber que podemos avançar em ações positivas e evitar diferentes crises.

De uma Entrevista na RTN, Nova Iorque, 21/07/15