O Que São As Nações Que Me Povoam?

Laitman_167Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 66: Tenham em mente que, em tudo há interioridade e exterioridade. No mundo em geral, Israel, os descendentes de Abraão, Isaac e Jacó, são considerados a interioridade do mundo, e as setenta nações são consideradas a exterioridade do mundo. Além disso, há interioridade dentro do próprio Israel, que são os trabalhadores devotados do Criador, e há externalidade: aqueles que não se dedicam à obra do Criador.

Abraão é a linha direita do desenvolvimento espiritual e Isaac é a linha esquerda. Eles atingem o estado da linha do meio (Jacó), e depois atingem o nível de grandeza chamado Israel. No final, eles já estão organizados na direção de Yashar-El (direto ao Criador). Todos os desejos que não estão organizados de acordo com as três linhas, em pequenez e grandeza (Jacó e Israel), são chamados de nações do mundo. Este é o desejo total que foi criado e é assim que se divide em duas partes.

Mais tarde cada nível é dividido em duas partes: Galgalta ve Eynaim e AHP. Consequentemente, a parte interna superior é chamada de Israel e a parte externa inferior é chamada de nações do mundo. Assim, existe certa relação entre elas.

Israel recebe o despertar, o impulso que leva direto ao Criador, enquanto as nações do mundo não recebem o desejo de revelar o Criador e devem ser incorporadas Nele e aderidas a Ele.

“Além disso, há interioridade em cada pessoa de Israel – o Israel interno, que é o ponto no coração, e a exterioridade, que é as ‘nações do mundo’ internas, o próprio corpo. Mas mesmo as nações do mundo internas nessa pessoa são consideradas prosélitos, já que, aderindo-se à interioridade, elas se tornam como prosélitos dentre as nações do mundo, ‘que vieram e se apegaram a toda a Israel”.

AHP e Galgalta ve Eynaim estão nas mesmas dez Sefirot, mas os desejos inferiores ainda não podem trabalhar com a intenção a fim de doar e ser chamados de Israel. Eles estão sob uma restrição, mas não são mais as nações do mundo, o que significa que não anseiam por coisas diferentes, não querem mais desfrutar de diferentes maneiras. Não, eles preferem estar sob uma restrição e, portanto, são chamados de estrangeiros. Este é o termo para a média entre as nações do mundo e Israel.

Os desejos da fase de Israel são destinados diretamente ao Criador. Eles já estão restritos e têm um Masach (tela) e a Luz de Retorno (Ohr Hozer), e trabalham com a intenção a fim de doar. Por outro lado, os desejos da fase das nações do mundo são um vaso (Kli) que ainda não foram corrigidos, e que ainda tem um Aviut (espessura), que não foi restringido e não tem Masach ou Luz de Retorno. Há desejos que estão nos “prosélitos” do meio que já estão restringidos, mas ainda não podem doar.

Estes três tipos de vasos podem existir na mesma pessoa: algumas vezes o vaso em que você deseja doar é revelado em você; às vezes, você não pode doar, mas não deseja receber, e às vezes não se preocupa com a doação e só quer receber.

Estes vasos não são revelados todos ao mesmo tempo. Suponha que você queira comer e dormir; o que você prefere? Comer e depois dormir? Acontece que um vem antes do outro e não pode haver dois desejos ao mesmo tempo, embora ambos possam estar na direção certa. Há sempre um desejo completo.

Isso significa que tudo no mundo e todo este mundo é dividido em duas partes: interioridade e exterioridade. Este sistema inclui toda a humanidade e é dividido em elementos cada vez menores, que são exatamente da mesma composição, na medida em todas as partes estão sempre na mesma relação de acordo com o mesmo princípio. A fase de Israel numa pessoa está conectada à Luz do Infinito e é, portanto, importante.

what-are-the-nations-that-populate-me

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/02/14, Escritos do Baal HaSulam