O Mundo Da Música

laitman_932Pergunta: A música é uma parte significativa das nossas vidas. Eles dizem que a música é uma linguagem universal que não requer palavras. É mais forte do que as palavras e penetra diretamente no coração; ela abre o coração e conecta as pessoas. Então, o que é música?

Resposta: A música é uma linguagem que pode expressar os mais profundos sentimentos de uma pessoa. Ela pode estimular e elevar uma pessoa, alterar o estado de espírito e a direção do pensamento.

A música pode nos transportar de um lugar para outro, dependendo do seu estilo. De acordo com alguns sons ou acordes, nós já sentimos de onde ela vem: esta música é europeia, indiana ou sul-americana?

Nos Estados Unidos, estilos nacionais de musica de todo o mundo se misturaram, produzindo uma espécie de “salada” musical que se espalhou por todo o mundo porque é adequado para a maioria da humanidade.

A música desperta imediatamente memórias numa pessoa e produz sentimentos especiais nela. As palavras penetram em nós através da mente, e somos obrigados a ativar um mecanismo de comparação, de memória. E a música, ao contrário, imediatamente extrai a emoção da memória e desperta dentro de nós, quer queiramos ou não. Ela penetra numa pessoa sem pedir permissão.

A música nos conecta com as condições do ambiente em que é ouvida: com o tempo, espaço, movimento e eventos; tudo isso é imediatamente despertado em nossa memória juntamente com os sons que ouvimos. A música é o mundo e tudo o que o preenche.

Todos os nossos sentidos, exceto a visão e a audição, são muito escassos, como se fossem subdesenvolvidos. Mesmo que o sentido do olfato tenha grande significado; ele se desenvolveu em nós quando ainda vivíamos nas árvores. Quando descemos das árvores e nos tornamos seres humanos, começamos a nos envolver com todos os tipos de trabalho que não são típicos de animais e estragamos nosso sentido do olfato.

Nosso sentido do paladar também foi estragado porque não somos mais animais. Houve um tempo em que, de acordo com cheiro e o paladar, poderíamos distinguir se a nutrição era apropriada para nós ou não. Mas hoje já não somos capazes de fazer isso. Nós criamos muitos produtos alimentares com sabores e cheiros que nos atraem; no entanto, na verdade, eles são veneno para nós.

Até mesmo o sentido do tato tem possibilidades limitadas e nos confunde muito. Nós paramos de viver num ambiente de coisas naturais simples que são apropriadas à nossa natureza. Nós criamos tantos produtos e fenômenos artificiais que confundem nossa visão, audição, tato, olfato e paladar, de modo que não há nada de verdade neles que possamos confiar.

Mas da grande variedade de sons que ouvimos, a música nos impressiona ao máximo. Somente o choro de um bebê ou uma sirene que imediatamente nos desperta é mais forte do que a música.

De KabTV “Uma Nova Vida” 27/04/14

Comente