O Futuro Da Educação

Dr. Michael LaitmanPergunta: Eu sou estudante de educação. Você diz que a educação é a única forma de corrigir a situação atual, mas a educação é um longo processo que leva anos. Além disso, eu estou tentando fazer algo no meu ambiente local e vejo que não só isso não melhora a situação, mas, na verdade, piora as coisas. O que você recomendaria agora à luz do que está acontecendo ultimamente em Israel?

Resposta: O nosso problema é que nos desenvolvemos de uma forma que parece que somos o cavalo correndo atrás da carroça. Nós avançamos por impulsos que a natureza evoca dentro de nós. Nós mudamos e, em seguida, vemos quão mal nos tornamos em nosso novo estado e o que podemos fazer para nos tornar um pouco melhor.

Assim, nós sempre tentamos melhorar o estado de ontem, nunca o estado de hoje, e certamente não o de amanhã. Esta é a razão do nosso sistema de ensino ser ineficaz, e como você diz, “a educação é um processo longo”. Se nós criarmos nossos filhos de forma incorreta agora, só veremos que estávamos errados em 20 a 30 anos. Você está certo, este é um problema!

Portanto, mesmo os grandes especialistas na área da educação não podem fornecer o sistema educacional correto para a geração que está crescendo hoje e que será governando o mundo em 30 anos para que eles tenham este método e sejam capazes de usá-lo corretamente.

Não podemos chegar a tal método usando nossas próprias mentes! Afinal, não nos desenvolvemos ao estado em que podemos desenvolver o sistema de ensino nem ensinamos a todos para que possamos ser devidamente instruídos no futuro também. Nós não sabemos para onde a natureza nos levará em 30 anos, mas o sistema educacional deve ser corrigido agora, a fim de preencher, corrigir e complementar todas as diferenças e contradições entre nós, bem como todos os estados que serão revelados no futuro. Não podemos sequer imaginar como uma pessoa, um cidadão israelense, será em outros 30 anos.

É assim que eu entendi sua pergunta. Você está certo que a abordagem educacional atual não tem êxito e não pode ter. Apenas uma pessoa do futuro pode nos fornecer o método certo, o que significa alguém que sabe o estado em que devemos nos desenvolver. Portanto, essa pessoa já precede seu tempo e nos fornece um sistema educacional de modo que estaremos prontos para o futuro, embora ainda não tenhamos alcançado esse objetivo e não nos desenvolvemos internamente para ele.

Esta é a razão de precisarmos da sabedoria da Cabalá que nos ensina sobre nós e explica todo o processo de nossa evolução, que estado nós alcançamos em determinado momento de nossa história, e como devemos nos unir para que possamos estar prontos, não apenas hoje ou amanhã, mas também para o dia depois de amanhã e sempre. É porque este método é eterno e pronto para qualquer um. Portanto, o sistema educacional tem as suas raízes nas verdadeiras fontes da sabedoria da Cabalá. Isso não significa que nós realmente precisamos estudar esta sabedoria, mas este sistema deriva dela, da compreensão profunda da natureza do homem e do seu ambiente.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 02/08/15

Comente