O Contraste Entre Luz E Escuridão

laitman_207Baal HaSulam, “Introdução ao Livro do Zohar“, Item 67: Quando uma pessoa de Israel aumenta e dignifica a própria interioridade, que é Israel nessa pessoa, sobre a exterioridade, que são as nações do mundo nela, isto é, quando dedica a maior parte dos seus esforços para reforçar e exaltar a própria interioridade, para beneficiar a alma, e dá esforços menores, a mera necessidade, para sustentar as nações do mundo nela, ou seja, as necessidades corporais, como está escrito (Avot, 1), “Faça a sua Torá permanente e seu trabalho temporário”, ao fazer isso, a pessoa faz os Filhos de Israel subirem na interioridade e também na exterioridade do mundo, e as nações do mundo, que são a exterioridade,  reconhecem e admitem o valor dos Filhos de Israel.

Se nós atribuímos a nós mesmos à parte superior (GE) à parte de Israel na nação de Israel, não temos nenhuma obrigação de nos voltar ao público e disseminar entre aqueles que pertencem ao AHP até subirmos tão alto quanto possível por nossa conexão e unidade, até chegarmos à verdadeira garantia mútua, até que recebamos a Luz que Corrige por essa unidade, que irá realmente nos conectar.

Assim, a iluminação fluirá de nós para o AHP, uma vez que haverá um contraste no vaso geral: não haverá mais Luz em sua parte GE, enquanto na sua parte AHP será exatamente o oposto. No seu conjunto, as nações do mundo reconhecerão a importância dos vasos de doação chamado Israel. Aqueles que são a parte externa serão capazes de reconhecer a parte interna e isso será o resultado direto de nossa correção interna.

Portanto, se nos conectamos e unimos, mesmo aqueles que são contra, que não têm nada a ver com esse trabalho, também recebem uma iluminação disso pelo qual torna-se claro para eles que temos a Luz, enquanto eles estão no escuro.

“E se, Deus nos livre, for o contrário, e um indivíduo de Israel realça e valoriza sua exterioridade, que são as nações do mundo em si, mais do que o Israel interior nele, como está escrito, ‘O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás’ (Deuteronômio 28: 43), ou seja, a exterioridade nessa pessoa se eleva e sobe, e você mesmo, a interioridade, Israel em você, submerge? Com essas ações, a pessoa faz com que a exterioridade do mundo em geral, as nações do mundo, subam cada vez mais alto e superem Israel, degradando-os ao chão, e os filhos de Israel, a interioridade do mundo, submergem ainda mais”.

As nações do mundo ficam mais forte quando a parte de Israel não funciona adequadamente no vaso. Assim, a escuridão se torna espessa, os filhos de Israel caem de seu nível, e a exterioridade neles supera a interioridade até que as forças destrutivas os esmagam e humilham totalmente …

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 28/2/14, Escritos de Baal HaSulam

Comente