Nós Somos Todos Autistas De Alguma Forma

Laitman_032_01Comentário: Às vezes eu encontro pais cujos filhos foram diagnosticados como estando no espectro autístico e os pais se recusam a aceitar isso. Mas a criança necessita de uma abordagem diferente e os pais têm que mudar sua atitude.

Resposta: Eu não acho que isto seja necessário. Eu observo as crianças de hoje e realmente não vejo nenhuma delas se comportando normalmente de acordo com uma escala em que 100 pontos seria considerado um comportamento normal. Todos nós somos anormais em algum sentido e em cada um de nós há um desvio de 10% – 20% para cima ou para baixo da escala.

Pelo menos 20% da nossa sociedade tem dificuldade em conseguir trabalhar no âmbito das comunicações sociais. Infelizmente, a sociedade de hoje não permite que uma pessoa se desenvolva corretamente e se sinta bem, para encontrar as respostas às perguntas e não tenha vergonha de perguntar-lhes. Nós nos tornamos introvertidos e, assim, construímos a nós mesmos ao sair de nós mesmos mais e mais como se dentro de um casulo. O resultado é um ser humano “normal”.

Eu acredito que mínimos atributos autistas em crianças que foram diagnosticadas pelos olhos perscrutadores de especialistas não devem ser destacados numa criança que vive num ambiente regular. Ela irá gradualmente se ajustar a ele e vai encontrar seu lugar na sociedade, se for tratada de uma forma agradável, amigável, sob a sua influência mais ou menos certa. Portanto, este não é um problema para pessoas autistas ocultas e nem para nós.

De KabTV “A Última Geração” 09/07/15