Longo Caminho Para O Templo, Parte 5

laitman_747_01Exilados por Milhares de Anos

Após a destruição do Primeiro Templo, o exílio babilônico começou. Os acontecimentos de Purim descritos no Megillat Esther ocorreram neste período de tempo.

As dificuldades do exílio forçaram o povo judeu a voltar à terra de Israel e reforçar a sua unidade.

Eles conseguiram construir uma conexão boa e forte entre eles, embora a sua unidade não estivesse exatamente no mesmo nível que anteriormente. Eles voltaram da Babilônia com um novo grau de egoísmo, mais elevado, e fortes desejos egoístas que pegaram de outras nações.

Era como se eles voltassem para a Babilônia que uma vez abandonaram, submersos no egoísmo borbulhante, e, depois, retornassem novamente para Israel. No entanto, desta vez eles foram incapazes de construir relacionamentos tão fieis, fortes e maravilhosos como inicialmente. Então, eles decidiram construir algo menos complicado, isto é, criar o tipo de conexão chamado “Segundo Templo”.

Eles estavam entrelaçados uns com os outros, mas ainda divididos em vários grupos e clãs conflitantes. Como resultado, uma nova rodada de colapsos começou. É muito importante perceber que a unidade só pode ser alcançada por um momento; após esse momento, por séculos as pessoas despencaram da altura da unidade.

Isto é o que aconteceu com o Segundo Templo. O Primeiro Templo durou vários séculos e, depois, entrou em colapso. O Segundo Templo repetiu esse padrão.

O grande Cabalista, Rabi Akiva, viveu na época do Segundo Templo. Ele fez todos os esforços para fortalecer a unidade entre o povo de Israel.

Infelizmente, um ódio inexplicável, em vez do amor fraternal, apareceu de repente entre os seus discípulos que eram 24.000 pessoas. Uma conexão distorcida entre eles não lhes permitia sentir o magnífico “círculo” que abrange todo o universo.

A separação entre os alunos do Rabi Akiva acelerou o colapso do Segundo Templo, ou seja, apressou a aniquilação de sua conexão interna. Isso explica por que mais uma vez eles foram exilados. O exílio durou dois mil anos, até agora.

Continua.

De KabTV “Uma Nova Vida” 05/07/15

Comente