Levitas, Sacerdotes E A Correção Dos Desejos

Dr. Michael LaitmanO Senhor disse a Moisés: “E falou o Senhor a Moisés, dizendo: “Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os. E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão. Então tomarão um novilho, com a sua oferta de cereal…”. (Torá, “Números”, “Beaalotha”, 8:05-08)

A fundação do homem é seus desejos. No processo espiritual a pessoa precisa classificá-los separando aqueles que podem pertencer ao nível de Bina. Purificá-los significa dirigir o trabalho desses desejos só para a doação.

Os filhos de Israel são desejos egoístas corrigidos ou não totalmente corrigidos. Os levitas são desejos que são purificados do ego, e representam o primeiro passo da purificação “doar a fim de doar”. É por isso que os levitas não têm desejos, nem egoístas ou corrigidos.

Esses desejos, que são ainda mais refinados, a segunda etapa da purificação – “receber a fim de doar” -, são chamados de Cohen (sacerdotes).

A água é a propriedade de Bina. “Esparge sobre eles a água da purificação” significa conduzir seus desejos através da qualidade de doação.

“E sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão”. O pelo que cresce no corpo é um sinal de quanto o corpo precisa de correção. Eles simbolizam as deficiências que são reveladas.

“Então tomarão um novilho, com a sua oferta de cereal…”. Isso fala sobre sacrificar os desejos não corrigidos que o homem corta de si mesmo, porque eles não podem ser corrigidos de outra maneira. Portanto, devemos abater nosso componente bestial ou enviá-lo ao deserto.

A descrição do Templo na Torá nos lembra um matadouro. Se a pessoa não está numa ascensão espiritual e não entende a essência da Torá, ela imagina imagens terríveis: sangue que flui ao redor, gritos de animais sendo abatidos e, em seguida, imediatamente cortados, assados e comidos.

Mas o significado interior da Torá é completamente oposto, porque na Torá isso fala apenas da correção espiritual do homem.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/02/15