Ascenção Em Quarenta Passos

laitman_740_03A Torá, “Êxodo” 34:27-28: Disse o Senhor a Moisés: “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel”. Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.

Isto se refere à ascensão de Malchut à Bina.

“Quarenta” é uma fase em que a pessoa sai completamente de seu estado egoísta, eleva-se acima dele em quarenta passos (o nível de Bina, doação) e atinge a característica de “Moisés”.

A Torá dá à pessoa o método para a sua elevação ao nível de “Adão”, onde ela é liberada de todas as suas características egoístas. Mas isso não significa que ela se torna um asceta, jejua, para de se envolver em coisas regulares, para de trabalhar, e não tem família. Não! Simplesmente dentro de si mesmo, ela só começa a ir mais fundo numa intenção em prol da doação.

Em tudo o resto ela tem uma forma normal de vida: trabalha, cuida de sua família, e se comunica com o mundo inteiro. Mas tudo isso agora é construído apenas no sentido de se aproximar da característica de doação.

Todas as necessidades permanecem, e tudo o que é necessário é gradualmente peneirado e a pessoa se move ascendendo a um nível onde uma intenção pura permanece para ela: chegar à característica de doação, que é chamado de “ascensão em quarenta passos”.

“…quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água”, isso significa que a pessoa só está envolvida com a doação e a alcança quando já entra em contato com o Criador no nível de Bina.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 30/09/13