Apenas Israel Salvará A Civilização Ocidental

Dr. Michael LaitmanOpinião (Dr Dan Schueftan, chefe do Centro de Pesquisa de Segurança Nacional – Universidade de Haifa): “Nós só devemos lidar com a gestão do conflito, o que significa envolver-se continuamente na melhoria de sua vida, mas isso é gestão e não uma tentativa de resolver o conflito. A raiz do problema exclusivo da sociedade israelense é o fato de que os árabes são uma minoria em nosso Estado, mas uma minoria que sente que é a maioria, porque é a maioria no Oriente Médio. Os judeus, por outro lado, são a maioria neste Estado, mas eles têm um forte sentimento de que são uma minoria.

“A situação global afeta os árabes e eles sentem que são parte do grande mundo árabe. Se a sociedade árabe mundial tenta resolver seus problemas estruturais e se volta para a barbárie, parte dos árabes israelenses também mostra o seu interesse por essas ideias. Na verdade, é este paradoxo da consciência dos árabes israelenses que leva ao conflito e os confrontos que não podem ser realmente resolvidos. Qualquer tentativa de resolver este conflito só piora a situação e ameaça a existência do Estado de Israel.

“O ponto é que Israel parece ser uma empresa colonial, mas as tentativas de mudá-la de acordo com os modelos ocidentais podem destruir suas bases. O acordo de paz de “dois Estados para dois povos”, na verdade, leva à criação de dois Estados: um ocidental e um que não é judeu, uma transformação gradual do estado de Israel num Estado árabe.

“Os árabes israelenses nunca se viram como israelenses e não querem se ver como tais, mas também não querem sair do ‘malvado’ Israel nem aderir ao ‘maravilhoso’ Estado palestino que algum dia será fundado. Eles querem viver em Israel, mas não o aceitam como seu Estado. Isso é típico do Oriente Médio. A sociedade árabe se deu conta de que não será capaz de chegar perto da sociedade ocidental em seu padrão de vida. Na verdade, se afasta ainda mais longe dela e não será melhor no futuro, na medida em que o processo de destruição no Oriente Médio continua.

“O que impede os países do Oriente Médio de recuperar o atraso com os Estados ocidentais é a intolerância e a relutância em aceitar os outros. Se uma pessoa trata a sua esposa como um objeto, você pode investir tanto dinheiro quanto quiser, mas essa nunca será uma sociedade ocidental, e a ciência e o estilo de vida ocidental nunca serão desenvolvidos. Somente aqueles que exibem atitudes extremas podem contar com o apoio das massas.

“Imigrantes árabes em países europeus e nos EUA em desenvolvem a sua própria imagem pessoal, preservando-se do que eles escaparam. Os americanos acreditam obstinadamente que os princípios democráticos serão aceitos pelos imigrantes árabes e o Médio Oriente; que tudo mudará para melhor e todo mundo viverá segundo os padrões ocidentais. Mas o gênio está saindo da garrafa destruindo tudo em torno dele e as coisas estão ficando cada vez pior. A única salvação do ocidente e dos EUA é uma mudança de atitude em relação ao problema árabe.

“De todos os países do mundo ocidental, a situação em Israel é a melhor porque nós entendemos esse problema. Se alguém pode salvar as civilizações ocidentais somos nós”.

Meu Comentário: A sabedoria da Cabalá vê este problema como dado a nós de Cima para que possamos nos desenvolver espiritualmente.

E, eu vejo a mesma solução: apenas Israel pode salvar a civilização ocidental.

Comente