A “Multidão Mista” No Trabalho Espiritual

Dr. Michael LaitmanA Torá, “Números”, 11:5: Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos.

Pergunta: Por que a memória do que eles comeram no Egito surge de repente?

Resposta: O povo exigiu o que iria satisfazer o seu ego. Para isso, MAN era o alimento espiritual, a realização espiritual do qual eu dou quando satisfaço e me volto a alguém. Mas quando desejos egoístas surgem em mim, eu começo a sentir sua necessidade da mesma forma que eles existem nestes desejos, o que significa que o povo realmente queria a Luz da satisfação nesses desejos, a Luz de Haya e Yechida, que simboliza a carne. Eles estavam, aparentemente, dizendo: “Nós não temos nenhuma necessidade de realização espiritual, exigimos carne”, ou seja, o que estava no ego. Surgiram desejos egoístas neles chamados de “multidão mista” (multidão misturada).

Mas esses desejos surgem especificamente numa pessoa a partir da perspectiva de seu trabalho espiritual, convencendo-a, “Você não tem nenhuma necessidade disso; você pode ter tudo isso agora se for em outra direção. Nós lhe prometemos tanto o mundo vindouro e tudo o que você quer. Aqui, pegue este livro, realize o que está escrito nele e tudo vai ficar bem. Você não precisa trabalhar em si mesma”.

Os desejos da “multidão mista” obrigam a pessoa a examinar se ela está realizando corretamente as Mitzvot (mandamentos) deste mundo. Eles convocam a pessoa a manter a Torá com a ajuda de ações físicas, em vez de corrigir a sua alma, suas relações com os outros.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/02/15