Paz Entre Marido E Mulher

Laitman_632_1A Torá, “Números”, 05:18 – 05:19, 05:23 – 5:24: Então o Cohen (sacerdote) apresentará a mulher perante o Senhor, e descobrirá a cabeça da mulher; e a oferta memorativa, que é a oferta por ciúmes, porá sobre as suas mãos, e a água amarga, que traz consigo a maldição, estará na mão do Cohen. E o Cohen a fará jurar, e dirá àquela mulher: Se ninguém contigo se deitou, e se não te apartaste de teu marido pela imundícia, destas águas amargas, amaldiçoantes, serás livre. Depois o sacerdote escreverá estas mesmas maldições num pergaminho, e com a água amarga as apagará. E a água amarga, amaldiçoante, dará a beber à mulher, e a água amaldiçoante entrará nela para amargurar.

Se uma mulher (a criação) é parte do desejo correto, ela sobe e seu relacionamento com seu marido (o Criador) é reforçado. No entanto, se o seu desejo é egoísta, as “letras aparecerão imediatamente num pergaminho”, como resultado da quebra. Neste caso, o Partzuf deve ser corrigido de novo.

Pergunta: Você pode explicar o trabalho que o Cohen (sacerdote) realiza em Nukva? O que significa “descobrirá [o cabelo na cabeça] de uma mulher” e “porá sobre suas mãos a oferta memorativa”?

Resposta: Não há analogias neste mundo, porque na espiritualidade todas as ações descem do nível superior.

O nível mais alto (Cohen) funciona em um estado inferior (Malchut). Cohen é GAR de BinaKeter. É por isso que a influência do Cohen sobre Malchut é tão intensa. O Cohen é o único que pode revelar a profundidade dos desejos corrigidos e não corrigidos de Malchut. Ninguém do nível de “Israel” ou “levitas” é capaz de fazer isso. Isso só pode ser feito do nível de Cohen.

Em outras palavras, A Luz que vem do mais alto nível de Keter examina Malchut até a parte inferior de suas intenções.

Quando marido e a mulher (primeiras nove Sefirot) e Malchut sobem, eles podem subir apenas através do Cohen, que lhes garante a Luz. Se essa conexão for interrompida, é essencial analisar o que se passa em Malchut.

Portanto, é como se o Cohen programasse o estado do Partzuf. Este último deve ser formado juntamente com sua esposa, fundindo-se juntos. E quando o Cohen dá o “pergaminho” a uma mulher (Malchut), ele esclarece se suas propriedades são adequadas à estrutura que ela está prestes a alcançar junto com seu marido, ou seja, se ela está pronta para ele.

Todos os homens com quem ela supostamente “enganou” seu marido são desejos egoístas que distraem Malchut.

Comentário: O Livro do Zohar afirma que “o julgamento do Cohen contradiz seu alto nível de Hesed – a etapa de misericórdia e graça. Não é assim porque o Cohen se esforça em aumentar a paz no mundo. Se uma mulher é “não culpada” (pura) o Cohen multiplica a paz entre ela e seu marido”.

Resposta: Neste caso, eles formam o próximo Partzuf superior, revelando assim o mal adicional e uma conexão mais forte entre eles que faz com que seja possível que eles atinjam o próximo nível.

Portanto, em algumas fases, o “adultério” é absolutamente necessário, porque lhes permite fazer correções adicionais. Tudo na vida acontece exatamente por causa de nossa ascensão. Não há nada na Torá que prejudique as pessoas.

Pergunta: Mais tarde, é dito no Livro do Zohar: “…ela impregna com um filho a partir da propriedade de Zachar (masculino)”. Aplicado ao nosso mundo material, esta frase significa que discussões entre marido e mulher desencadeiam um amor ainda mais forte entre eles, não é assim?

Resposta: Se eles se relacionam corretamente com a força superior e entender que tudo que passam é dado a eles só por causa de sua maior convergência e elevação, não haverá qualquer ofensa mútua; em vez disso, eles vão se reconciliar e continuar trabalhando em sua maior elevação. Caso contrário, tudo o que acontece entre eles vai levar a um divórcio.

Observação: Ele acrescenta: “Se ela é ‘impura’, não é o Cohen que a julga, mas o nome Santo a quem ela foi infiel”.

Resposta: O Santo Nome (Kadosh) é uma qualidade de doação, o nível a que eles aspiram.

Juntos, eles devem supostamente alcançar o próximo nível superior da propriedade de doação, mas sua “infidelidade” os fez degradar (cair) do nível superior para o “desejo de receber”.

Se ela passa a ser “culpada”, a propriedade que ela deveria atingir é aquela que a atira para baixo. Nesse ponto, ela deve ser corrigida.

Alguma coisa estava faltando em sua aspiração de chegar a um novo nível. Esse “algo” se revela através de sua “infidelidade”. Ao mesmo tempo, seu marido também sofre alterações. Ele deve encontrar o Cohen, levá-la a ele, e aumentar seus próprios desejos nesse nível.

Comentário: Um paralelo imediato com este mundo aparece em nossas mentes quando vemos um marido levando sua esposa para o tribunal e o processo legal começa…

Resposta: Na espiritualidade tudo acontece num só corpo: o Criador, o marido e a esposa, todas as propriedades e condições; tudo está dentro de um homem.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/01/15