Para Onde Se Dirige O Mundo?

laitman_254_01Pergunta: Você costumava escrever mais posts sobre a sabedoria da Cabalá real e agora é como se tudo fosse sobre Israel e os judeus. Você não é mais um Cabalista?

Resposta: Eu participo do avanço do mundo rumo à meta do seu desenvolvimento, que é a subida (transição) para o próximo nível, o nível espiritual. A sabedoria da Cabalá é o estudo dessa transição. Mas é um processo que acontece gradualmente com a humanidade ao longo de 6000 anos, desde o descobridor desse fenômeno, o primeiro homem (Adão). Em nosso mundo a transição é realizada num grupo de pessoas.

Elas diferem de outras, visto que a questão sobre o sentido da vida está ardendo nelas, como Baal HaSulam nos diz na “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot“, Item 2. Abraão foi o primeiro a reunir e organizar este grupo, e chamou-o de povo de Israel.

Essa não é uma nação biológica que se desenvolveu de seus ancestrais biológicos comuns, mas uma nação ideológica, ou seja, descendentes de pessoas pertencentes a diferentes nações vivendo na Babilônia 1500 anos A.C. que entenderam o chamado de Abraão, que através da conexão e unidade, apesar da rejeição mútua, e revelando a força superior (“prove e veja que o Senhor é bom”), o sentido da existência é atingido.

O cumprimento dessa meta é a razão para a existência dos judeus, apesar deles terem esquecido isso por 2000 anos. Mas essa é a única razão pela qual eles existem: a fim de mostrar a si mesmos e a todas as outras nações a realização do objetivo: a revelação do Criador. O destino dos judeus depende da demonstração bem-sucedida de como alcançar a existência superior (ser a Luz para as nações).

As nações do mundo esperam isso dos judeus inconscientemente, e quando essa missão não é cumprida, ela evoca ódio contra os judeus e um sentimento de que os judeus estão escondendo alguma coisa delas. Hoje nós estamos num ponto especial na evolução humana: ela atingiu a dependência egoísta global.

Há duas maneiras pelas quais nós podemos avançar a partir deste ponto: seja por uma guerra mundial ou corrigindo a dependência mundial numa conexão global positiva. Se os judeus escolherem o caminho da unidade e ensinarem as nações do mundo como realizá-la, o mundo chegará ao próximo nível de seu desenvolvimento com rapidez e segurança. Essa é a única coisa em que eu me ocupo.