O Chamado Da Alma Para A Terra Prometida

A Torá, “Ezequiel”, 36:24: E vos tomarei dentre os gentios, e vos congregarei de todas as terras, e vos trarei para a vossa terra.

De uma perspectiva histórica, os judeus se reuniram em suas terras sob a pressão e a opressão das nações do mundo.

Ao mesmo tempo, eles tiveram que romper com a sua religião porque ela exigia sentar-se e esperar que o Messias que os resgatasse de seus sofrimentos como o profeta Ezequiel diz.

Os judeus religiosos não tinham pressa em retornar à sua terra de exílio enquanto aguardavam e esperavam o Messias. Somente aqueles que se separaram da religião perceberam que poderiam construir seu Estado só na terra de Israel.

Eu me lembro como um sionista. Eu vivia na Rússia na época, e tinha um objetivo específico: vir para Israel e viver lá. Eu devo dizer que o sionismo despertou por um tempo em mim uma grande e profunda pergunta sobre o sentido da vida, mas quando eu cheguei aqui, comecei a sentir a necessidade do próximo nível do meu desenvolvimento: para que, por que e como.

Assim, a questão reapareceu e continuou me incomodando até que se tornou, “Qual é o sentido da minha existência? Agora que estou entre o meu povo construindo meu estado, o que vem agora?” Ao mesmo tempo, eu sempre senti que sou um sionista.

A palavra “sionista” vem da palavra “Sião”, que se refere ao lugar onde a raiz espiritual e seu ramo corpóreo se conectam. Neste lugar, nós temos que recriar a nação de Israel, ou seja, o grupo (que também pode consistir de vários milhões de pessoas), que vive de acordo com as leis de Abraão.

Pergunta: Nós sabemos que não há tempo e lugar na espiritualidade, e aqui você de repente diz que Israel é um pedaço de terra que é santa em certo sentido e tem certos atributos espirituais.

Resposta: Sim, estes são atributos que estão acima do tempo. A conexão do povo judeu a sua terra é descrita em muitos escritos Cabalísticos. Esta é a razão de termos que voltar a esta terra e não para Uganda.

Pergunta: Por que algumas pessoas sentem uma atração muito forte a esta terra e outras não?

Resposta: Depende da raiz da sua alma. Quando eu deixei a Rússia, em Viena nos foi oferecida a opção de escolher qualquer país que desejássemos emigrar. De um trem cheio de judeus, apenas duas famílias, a minha e outra família, foram para Israel; todos os outros se dispersaram na Europa e na América.

É uma necessidade que deriva da raiz espiritual que traz as pessoas a Israel. Hoje, isso é revelado em muitas pessoas, e a humanidade está começando a sentir que precisa de conexão e unidade.

As pessoas não entendem por que são atraídas a isso. Elas sentem cordialidade e que há algo aqui! E mesmo tendo chegado aqui, sentem que, posteriormente, vão se sentir bem nesta terra.

Pergunta: Essas pessoas são descendentes das dez tribos perdidas?

Resposta: Não, essas são pessoas totalmente diferentes que não são judeus de origem, mas que sentem que a ideia de unidade está perto de seus corações, e toda a humanidade gradualmente está se aproximando disso.

De KabTV “A Última Geração” 23/06/15