Nomes Como Símbolos De Propriedades De Conexão

laitman_557Torá, “Números”, 10:29 – 10:32: Então Moisés disse a Hobabe, filho do midianita Reuel, sogro de Moisés: “Estamos partindo para o lugar sobre o qual o Senhor disse: ‘Eu o darei a vocês’. Venha conosco e lhe trataremos bem, pois o Senhor prometeu boas coisas para Israel”. Ele respondeu: “Não, não irei; voltarei para a minha terra e para o meu povo”. Moisés, porém, disse: “Por favor, não nos deixe. Você sabe onde devemos acampar no deserto e pode ser o nosso guia. Se vier conosco, partilharemos com você todas as coisas boas que o Senhor nos der”.

Comentário: Mesmo antes do êxodo do Egito, o sogro de Moisés, Jetro, veio até seu genro com sua sabedoria egoísta e disse-lhe como organizar da melhor forma as pessoas. O mesmo é dito sobre Hobabe: “Você sabe onde devemos campar no deserto”.

Resposta: Cada vez, nós trazemos novas propriedades para fora de nossos desejos egoístas, a fim de corrigi-los. Elas são necessárias para o nosso progresso.

Assim como Jetro, o midianita Hobabe representa o nosso egoísmo, que constantemente temos que abordar a fim de corrigir; caso contrário, não seríamos capazes de seguir em frente.

No entanto, é dito que ele “volta para a sua terra”, o que significa que nós tomamos do nosso egoísmo apenas o que é necessário, mas damos a ele um nome diferente, uma vez que ele já é uma propriedade diferente, a que está acoplada com o altruísmo.

A mesma propriedade flui de Jetro para Hobabe. De fato, a Torá lista não ‘muitos nomes básicos de várias propriedades. Ao passar de nível para nível as propriedades se misturam, formando assim “estruturas” de transição adequadas para a correcção. Por conseguinte, surge um maior número de nomes.

O mesmo é observado na sabedoria da Cabalá. Ela descreve apenas cinco Sefirot, cinco partes e cinco Luzes. No entanto, quando nós as revelamos, elas produzem vários nomes e definições adicionais.

O “Grande Comentário”, diz: “Jetro era entre os filhos de Israel, o sogro de Moisés, que depois de sua conversão ao judaísmo recebeu um novo nome: Hobabe”.

Isso significa que uma parte da propriedade chamada “Jetro” passou por correção, e a outra parte voltou à Klipa (impureza, egoísmo).

Além disso, o “Grande Comentário”, afirma: “Depois que Jetro ouviu que o povo voltou à terra de Israel, disse a Moisés que voltaria à sua terra natal em Midiã”. Moisés tentou convencê-lo a ficar: “O Criador nos ordenou a amar todos os Gers, mas você merece especial amor e bondade”.

Qualquer desejo egoísta que quer ser corrigido é chamado de “Ger“.

Ger também se refere a qualquer pessoa, independentemente de sua origem, que começa a usar a sabedoria da Cabalá para alcançar o nível de “ama o teu próximo como a ti mesmo”.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/02/15