Convenção Do México – “Um Coração Para Todos”, 17 – 19.07.15, Lição 5

Lição No. 5: Oração de Muitos

1) Aquele que deseja servir o Criador na Verdade, deve incluir-se com toda a criação e unir-se a todas as almas, estar incorporado nelas e elas nele. Isto é, que a pessoa não deve ter mais nada dela, exceto o que é necessário para se conectar com a Shechinah. Para alcançar isso, temos que chegar mais perto uns dos outros e estarmos conectados com muitas pessoas, uma vez que de acordo com o número de pessoas que servem o Criador, mais Luz da Shechinah será revelada a elas. Para isso a pessoa deve se incluir com todas as pessoas e toda a criação, e até que tudo suba para sua raiz, para a correção da Shechinah. (Uma Bandeira sobre o Acampamento de Efraim, “Parashat Beshalach”)

2. 284) Sempre que uma pessoa ora sua oração, ela deve se incorporar no público, no coletor público, como está escrito sobre Shunammite quando Eliseu disse-lhe: “De que se fale por ti ao rei?”.

285) E ela disse: “Eu habito no meio do meu povo”. Em outras palavras, ela disse: “Eu não tenho nenhum desejo de ser o que está mencionado acima, mas para colocar minha cabeça entre as massas e não deixar o público. Da mesma forma, o homem deve ser incluído no público e não se manter como único… (Zohar Para Todos, VaYetze, 284-285)

3) Meu professor, de abençoada memória, avisou a mim e a todos os amigos que estavam com ele na sociedade, que antes da oração matinal devemos aceitar sobre nós o mandamento positivo de “ama o teu amigo como a ti mesmo” com a intenção de amar a todos de Israel como a nossa própria alma. E, assim, sua oração vai subir junto, com a oração de todos de Israel, e alcançar a correção acima.

E a respeito do amor dos amigos entre nós, todos e cada um de nós deve se incluir e sentir como se fosse um membro dentro de seu amigo. E o meu professorme advertiu muito quanto a este assunto. (Chaim Vital, “Portão da Reencarnação”, Introdução 38)

4) Uma pessoa não deve ficar sozinha sem os outros, pedindo para si própria, até mesmo que seja com o objetivo de trazer contentamento ao seu Criador, exceto para todo o coletivo, porque a pessoa que pede para sua própria alma não constrói, mas sim, traz a condenação a sua alma …

Assim é também no trabalho, quando ela ora sozinha, ela se retira do coletivo e destrói a sua alma. Não houve nenhum despertar individual para qualquer um dos filhos de Israel, para pedir qualquer coisa separadamente, uma vez que ninguém tinha uma carência, porque eles não se sentiam separados, e isto era a sua força quando eles saíram do Egito com os braços estendidos.

Cada pessoa deve usar toda a sua força para se juntar com o coletivo de Israel, em todas os seus pedidos para o Criador, na oração e no trabalho… e ser incluída nesta única unidade, a raiz de todo o Israel. (Baal Hasulam, “Pri Chacham” sobre a Torá, “Ainda Não é Tempo para Reunir o Rebanho”)

5) 514) Realmente, todas as orações do mundo, as orações de muitos, são orações. Mas uma oração solitária não entra diante do Santo Rei, a menos que seja com muita força.

515) Assim, a pessoa deve orar sua oração no coletivo, uma vez que Ele não desprezará a oração deles, mesmo que elas não sejam todas com a intenção e o desejo do coração, como está escrito: “Ele olhou para a oração do desamparado”. Assim, Ele somente observa a oração de um indivíduo, mas com uma oração de muitos, Ele não desprezará a oração deles, mesmo que eles não sejam dignos. (Zohar La’am, “Vayechi”, 514-515)

6) Quando uma pessoa ora para si mesma, isto não é eterno… Por isso, o Criador preparou o mundo e a sua plenitude, como os sábios disseram: “Uma pessoa deve dizer, o mundo foi criado para mim” (Sinédrio 37: 71), o que significa que ela deve orar para o mundo inteiro… Esta é uma grande regra, que só o homem foi chamado de “ser criado”, ou seja, ele sozinho, e ao lado dele está Behinah (estado) da Santa Shechinah. Segue-se que quando uma pessoa ora pelo coletivo, isso significa que ora para a Santa Shechinah que está no exílio, que necessita de todas as salvações, e isto é “eterno”, e isso é precisamente como a Luz de Rachamim (misericórdia) é revelada.

Quando alguém desperta Rachamim (misericórdias) sobre si mesmo, ele está envolvido no estado de receber para si mesmo. E quanto mais ele aumenta em oração, não somente não está preparando um vaso de equivalência; em vez disso, centelhas de recepção são tecidas nele.

Assim, ele está indo na direção errada, o que significa que, enquanto ele deveria estar preparando vasos de doação, em vez disso está preparando vasos de recepção.

Segue-se que somente quando se ora pelo coletivo, ele se encontra preparando os vasos de doação, e quanto mais ele ora desta maneira, constrói os vasos de doação, sobre o qual a Luz da Doação pode ser revelada. (Os Escritos do Rabash, Volume 3, “Dargot Hasulam”, Artigo, “Fuja minha Amada”)

7) Com isso nós interpretamos as palavras do Zohar, Ele aconselha aquelas pessoas com um pedido interno, que não podem aceitar o estado que se encontram… O conselho é pedir por todo o coletivo. Em outras palavras, tudo o que a pessoa sente que está faltando e pede preenchimento, ela não deveria dizer que ela é uma exceção, o que significa que ela merece mais do que o coletivo tem. Pelo contrário, “Eu habito no meio do meu povo”, o que significa que eu estou pedindo para todo o coletivo porque quero chegar a um estado em que não terei que cuidar de mim, mas somente para o Criador ter contentamento. Portanto, não faz diferença para mim se o Criador tem prazer comigo ou pode receber o prazer de outros.

Em outras palavras, ela pede ao Criador para nos dar tal compreensão, que é chamada, “inteiramente para o Criador”. Isso significa que ela terá certeza de que não está enganando a si mesma que quer doar ao Criador, que talvez realmente esteja pensando apenas em seu amor-próprio, o que significa que vai sentir o deleite e prazer.

Por esta razão, ela ora pelo coletivo. Isto significa que se há algumas pessoas no coletivo que podem atingir a meta de Dvekut com o Criador, e isto trará ao Criador mais contentamento do que se ela próprio fosse recompensada com a proximidade do Criador, ela renuncia a si mesma. Em vez disso, ela deseja que o Criador os ajude, porque isto trará mais contentamento acima do que de seu próprio trabalho. Por esta razão, ela ora pelo coletivo, que o Criador ajudará todo o coletivo e lhes dará aquele sentimento – que eles recebem satisfação por serem capazes de doar ao Criador, para trazer contentamento a Ele. (Escritos do Rabash, Vol 1, “Oração de Muitos”)

8) A pessoa precisa sempre orar por seu amigo, porque (orar) para si mesmo não é muito eficaz, uma vez que ‘ a pessoa não pode libertar-se da prisão’, mas seu amigo vem em seu auxílio rapidamente. E assim, cada um deve orar por seu amigo, desta forma um ajuda ao outro e ambos são ajudados. É por isso que foi dito: “Israel Arevim (responsável) um pelo outro”. O significado de Arvut vem da palavra “agradável”, e implica ‘suavização’,… porque eles suavizam um ao outro com suas orações quando oram por cada um, e assim eles são ajudados. (Rabino Noah Elimelech, Likutei Shoshana)