A Volta De Jetro

laitman_740_02O Midrash, “Behaalotcha“: Jetro, no entanto, insistiu em um retorno à Midiã. Eu tenho uma razão urgente para voltar para lá – ele explicou a Moisés. – Não só eu deixei em Midiã todas as minhas posses, mas quero ensinar a Torá a toda a minha família e àqueles amigos que eu deixei em casa, e convertê-los a minha fé.

Além disso, o ano em que eu parti foi um ano de seca. Eu pedi dinheiro emprestado de pessoas diferentes a fim de apoiar os pobres. Se eu não voltar, meus devedores vão pensar que estou tentando evitar represálias.

Pense no fato de que eu sou necessário em Midiã, não aqui.

Se interpretarmos os parágrafos acima na linguagem da correção, significará que qualquer coisa que a pessoa consome egoisticamente deve ser corrigido. Tudo acontece dentro de nós e nós somos os únicos que fazem cálculos apenas conosco mesmos.

Só porque nós já usamos uma vez certos tipos de desejos, temos uma chance de se referir a eles novamente. No entanto, desta vez nós temos a Torá com a ajuda da qual podemos corrigir nosso ego, caso contrário é impossível voltar aos estados anteriores.

A viagem de Jetro a Moisés foi necessária porque ele teve que tomar a energia de Moisés e depois voltar. Ao fazer isso, Jetro corrigiu a forma como o povo de Israel estava organizado, dividindo-os em dezenas, centenas e milhares.

Jetro sabia onde e por que estava indo, já que a sua missão era a de corrigir o lugar onde ele era um líder (mestre). Em outras palavras, quem chega a uma compreensão do que Israel é, reconhece a razão pela qual eles aspiravam a chegar a essa compreensão: para adquirir o conhecimento em prol de levá-lo ao povo e corrigi-lo. Assim, através de Israel, o conhecimento se espalha às outras nações do mundo desde cima.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 11/02/15