A Razão Para A Ascensão E Queda Das Nações Do Mundo

laitman_747_01Pergunta: O antissemitismo sempre se desenvolve em espiral. Períodos relativamente curtos de uma vida judaica tranquila alternam-se com surtos de antissemitismo. Por exemplo, na Espanha do século XV, os Judeus foram assimilados com êxito na sociedade espanhola. Muitos deles eram políticos e financistas perto da corte real. Mas no auge de seu impacto positivo no país e a contribuição positiva para a sociedade, eles foram expulsos da Espanha. Como isto pode ser explicado?

Resposta: Como regra, uma sociedade é gerenciada pela inveja natural, não só inveja, mas o ressentimento do povo, “Quem nos governa? Por que é ruim para nós? É porque o governo por estrangeiros é dirigido contra nós. Eles não têm interesse no povo Espanhol!” É claro que não só as pessoas, mas também toda a elite, os cortesãos e os ricos também não estavam interessados em ver e sentir os estrangeiros entre eles.

Mas a onda de antissemitismo não é atribuível à ascensão dos Judeus e suas atividades. O fato de que após a sua elevação vem um declínio completamente imprevisível, refere-se ao nosso programa global e o desenvolvimento histórico geral.

Inicialmente, onde quer que os judeus apareceram na Espanha, na Alemanha, Inglaterra ou em qualquer outra nação, o país ganhou vida com sua chegada. Mas assim que eles foram forçados a sair, mesmo sem levar nada com eles, tudo imediatamente declinou. Isto é evidente, e, apesar disso, não há nenhuma maneira de convencer os dirigentes de uma nação em reter os Judeus para que a nação continuasse a florescer. A Espanha sabia muito bem que a partida dos Judeus seria pior para eles, ainda assim tiveram que expulsá-los.

Pergunta: Por que um grande golpe sempre vinha após tentativas de assimilação numa sociedade estrangeira e na subsequente separação dentro da comunidade Judaica?

Resposta: Isto era completamente natural, porque, se não nos conectamos juntos e temos uma grande oposição entre nós, não existimos como povo. Esta lei está completamente clara. Na medida em que estamos conectados e unidos, somos uma única força espiritual, e não temos nada a temer. Nós temos que estar conectados internamente, como um único “punho espiritual”, uma conexão de pessoa para pessoa, cada um entregando-se aos outros. É assim que podemos nos conectar, integrar juntos, querendo sentir-nos como um todo, como uma família. Todos pensam não em si mesmos, mas nas pessoas em geral e em como ajudá-las.

Quando há tal reciprocidade entre nós, trazemos o bem não só para a nação em que vivemos, mas também podemos nos proteger de todos os problemas. Então essas nações de onde nós viemos e as pessoas dentro delas olham para nós de forma diferente.

Mas sempre acaba que não conseguimos manter o estado de conexão que formávamos entre nós no lugar anterior, somos expulsos por muito tempo, e começa o declínio.

No momento em que somos expulsos de uma nação, o ódio da população nos obriga a nos conectar junto. Nós saímos de lá “nus e descalços”. Jogamos tudo nas mãos do destino, e isso nos une.

Quando entramos em outra nação como um único povo unido, nós verdadeiramente infundimos uma força vital maior nela, mas no momento em que nos assentamos lá, começamos a nos envolver em lucros, entrando em instituições nacionais e sociais, e então a separação entre nós imediatamente começa.

Quando nós somos pobres e nus, somos todos iguais, mas no momento em que progredimos nas nações do exílio, começamos a nos separar e dissociar. Quem é superior; quem é inferior? Então, o ambiente no qual tentamos nos mesclar nos influencia. Ele nos divide de acordo com o nível e a direção. Conforme nos distanciamos uns dos outros, perdemos a conexão entre nós, e assim o ódio inflama em nossa direção naquela sociedade. Ela já não sente que a estamos influenciando positivamente, e o período que leva à outra expulsão começa de novo.

A causa para todas as expulsões do povo judeu é apenas uma: nossa separação. Em cada país nós chegávamos internamente unidos, espiritualmente unidos, para que pudéssemos ocupá-la espiritualmente: entrar nela e dar-lhe o nosso potencial espiritual. Então, a nação floresceria. Mas uma vez que esta ação era feita, ela também originaria uma conexão com as pessoas que viviam lá, e isso nos separaria uns dos outros, que é o que leva à expulsão.

De KabTV “Sobre a Nossa Vida” 04/06/15