Uma Nação Unida Por Uma Ideia Comum

Dr. Michael LaitmanPergunta: Onde a sociedade futura, inicialmente, será fundada?

Resposta: Tal sociedade deve ser fundada em Israel, pelo povo judeu e aqueles que se juntarem a eles. A história nos mostra que esta é uma nação especial, que já cumpriu parcialmente o sistema de unidade após o êxodo do Egito e durante milhares de anos, desde o recebimento da Torá, até a destruição do Segundo Templo. Esta nação já esteve neste estado.

Antes da recepção da Torá, 500-600 anos atrás, algumas das pessoas na Babilônia deixaram-na, lideradas por Abraão, passaram pelo Egito e por diferentes eventos ao se tornarem a nação de Israel. No início, eram um pequeno grupo de pessoas, que pertenciam a diferentes tribos e seitas, que concordaram em viver sob a condição de “amar o teu próximo como a ti mesmo”.

Pergunta: O que é que este acordo significa: é o reconhecimento, a compreensão, que não há nenhuma outra escolha? O que levou este grupo a decidir a concordar com tal unidade?

Resposta: Vários fatores estão envolvidos aqui, a respeito dos quais a sabedoria da Cabalá nos fala. O primeiro e principal fator é chamado Reshimo (dados gravados), quando as pessoas sentem internamente que desejam alcançar o sentido da vida, não da vida terrena corpórea, mas da existência de todo o universo. Esta é a razão pelas quais tais pessoas se reúnem e estas são as pessoas que Abraão chamou para segui-lo. Eles não eram poucos, na verdade, vários milhares de pessoas. Abraão levou-os para a terra de Canaã e enquanto avançavam sobre ela tornavam-se cada vez mais unidos, e assim realizaram o método de unidade. Dessa forma ele fundou uma nova nação que não era uma de todas as outras nações do mundo.

Basicamente, existem 70 países no mundo. Pode-se argumentar que há três vezes mais países no mundo, mas isso não faz diferença. É sobre as raízes das nações, que são basicamente 70. A nação de Israel é uma exceção porque não é gerenciada pelo princípio da existência física corpórea, mas pelo princípio da conexão espiritual mútua entre seu povo. Esta ligação mútua levanta pessoas acima de todas as diferenças corporais e contradições e conecta-as de acordo com outra virtude: a cooperação mútua completa para o bem de revelar o atributo de amor e doação entre eles.

De KabTV de “Sobre a Nossa Vida” 18/5/15