Um Mérito Antigo

laitman_749_02Pergunta: Por que a nação de Israel é chamada de “povo escolhido”?

Resposta: A nação de Israel é chamada de “povo escolhido” não porque é melhor do que outras, mas porque foi escolhida para dar o exemplo da boa unidade correta ao mundo inteiro. A nação judaica foi fundada com base na unidade. Se não estamos unidos, não somos considerados a nação de Israel. É somente através de uma conexão estreita, quando cada um ama os outros como a si mesmo, que nós temos o direito de nos chamar de nação de Israel. A nação judaica foi formada por um grupo de estudantes de Abraão que decidiu se unir em garantia mútua e aceitou a condição “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Este é o exemplo que a nação de Israel tem que estabelecer para o mundo inteiro e é a razão pela qual eles são chamados de “povo escolhido”. É impossível escapar dessa missão; nós vemos como somos levados de volta a ela repetidamente.

Pergunta: Por que essa missão não pode ser dar a outra nação se nós não a cumprirmos?

Resposta: É impossível livrar-se dessa missão e escapar dela. Nós seremos obrigados a executá-la voluntariamente ou sob coação. Assim, não devemos adia-la ou esperar até que tenhamos que cumpri-la sob extrema pressão e a ameaça de outro holocausto, que mais uma vez começa a surgir no horizonte.

A nação judaica é o mesmo grupo que Abraão tirou da Babilônia e uniu sob a condição “ama o teu próximo como a ti mesmo”. Não faz nenhuma diferença que milhares de anos se passaram desde então. A nação de Israel são as mesmas almas, ainda que seus corpos tenham atravessado muitas encarnações. Somente essas almas podem levar o mundo inteiro à correção.

Portanto, não podemos nos esquivar da nossa missão e, mais cedo ou mais tarde, teremos que cumpri-la, se não nessa vida, na próxima. Isso foi escrito no Livro do Zohar dois mil anos atrás. E há ainda livros mais antigos que dizem a mesma coisa.

Portanto, não podemos dizer ao mundo que nos recusamos a cumprir essa missão. Há a lei geral da natureza que leva toda a criação à unidade, mas a nação de Israel não lhe permite cumprir este objetivo. A natureza inanimada, vegetal e animal está naturalmente conectada numa simbiose, enquanto que a humanidade não pode se unir por si mesma; a nação de Israel é que deve uni-los por ser a primeira a atingir a unidade e ser o exemplo para os outros.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 31/05/15