Peças No Tabuleiro Da Vida

Laitman_907Pergunta: Eu estou profundamente perturbado com as tentativas de boicotar a seleção de futebol de Israel, impedindo-a de participar do campeonato mundial. Parece tão sem importância, apenas o futebol, apenas um jogo, mas isso provocou uma profunda preocupação com a própria existência do Estado de Israel.

Qual é o papel do jogo em nossas vidas? Afinal de contas, nós nos levantamos de manhã sem entender que jogos a vida joga conosco, quem move “as peças no tabuleiro de xadrez”.

Resposta: Como disse Shakespeare: “O mundo inteiro é um teatro e as pessoas nele são atores”. O problema é que nós não entendemos que jogos estamos jogando, qual o papel que estamos realizando e quem é o diretor. Nós não sabemos quem move as peças no tabuleiro de xadrez da vida.

Cada segundo novos desejos, pensamentos, medos, ansiedades e cálculos aparecem, nos puxando em diferentes direções. Nós supostamente escolhemos para onde ir e pensamos que essas escolhas determinam nosso próximo instante. Mas será que realmente tomamos decisões por conta própria, ou alguém faz isso por nós?

Em essência, nós estamos num grande campo de força que nos impulsiona ao nos unir e separar uns dos outros. É assim como toda a nossa vida continua.

Tudo o que acontece conosco é determinado por um campo de força especial chamado de “Criador”, a natureza. Esse campo enche o universo inteiro, e nós nadamos nele, como se estivéssemos num oceano de água.

Esse campo joga conosco, como é dito no Livro do Zohar, “O que o Criador faz? Ele se senta e joga com o Leviatã”, com todo o enorme desejo da criação: a natureza inanimada, as plantas, os animais e as pessoas.

A diferença entre essas quatro fases da criação reside no nível de seus desejos, o seu grau de egoísmo, com que o Criador joga. Esse é um jogo real em que não somos apenas espectadores, mas temos uma parte direta.

O jogo da vida é um assunto muito sério. É um jogo em que estamos constantemente desempenhando diferentes papéis: que alguém joga comigo, e eu jogo com alguém de volta. Nós temos que saber as regras do jogo, ver quem realmente move “as peças” ao redor, qual é o objetivo do jogo, e que tipo de “performance” nós vivemos…

Pergunta: Quem somos nós neste show: peões indefesos ou atores?

Resposta: Nós somos atores, mas estamos seguindo o programa predefinido. Nós não temos nenhuma liberdade. Como podemos ser livres se não sabemos o que vai acontecer conosco num momento ou em mil anos?

Nós não sabemos nada! É por isso que não podemos dirigir o jogo. Se quisermos ter algum controle do show, devemos nos familiarizar com o Diretor (o campo de força global) e entender para onde nos leva.

Então, seremos capazes de participar do jogo da vida de forma consciente, racional e responsável. Essa é a única maneira de ganharmos a liberdade de escolha; caso contrário, permaneceremos para sempre peões sem importância.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM, 31/05/15