Pais E Filhos

Laitman_167A Torá, “Números” 3: 1-3: 4: E estas são as gerações de Aarão e de Moisés, no dia em que o Senhor falou com Moisés, no monte Sinai. E estes são os nomes dos filhos de Aarão: o primogênito Nadabe; depois Abiú, Eleazar e Itamar. Estes são os nomes dos filhos de Aarão, dos sacerdotes ungidos, cujas mãos foram consagradas para administrar o sacerdócio. Mas Nadabe e Abiú morreram perante o Senhor, quando ofereceram fogo estranho perante o Senhor no deserto de Sinai, e não tiveram filhos; porém Eleazar e Itamar administraram o sacerdócio diante de Aarão, seu pai.

Nadav (Nadabe) e Avihu (Abiú) queriam fazer o que era mais sagrado, mas não estavam prontos para isso. Assim, o próprio ato causou sua morte. No entanto, essas não eram pessoas, mas características.

É necessário olhar para tudo com simplicidade. Suponha-se que estamos montando algum tipo de máquina ou aparelho a partir de uma grande variedade de peças. Suponha que estamos projetando, criando, incorporando, cortando, pintando e colando-as, e outras atividades adicionais. A mesma coisa acontece também no trabalho espiritual. A correção das características de “Nadav” e “Avihu” é através de sua queima com fogo, mesmo que se apressem à frente.

Assim, é necessário aceitar a Torá não como uma tragédia que fala sobre os sofrimentos do povo, mas como um guia para a correção espiritual. Suponha que tenhamos um grupo composto por dez pessoas, dez características internas que estão mutuamente conectadas. Entre elas estão características que devem ser queimadas, mortas, cortadas, coladas, e assim por diante. Como resultado disso, de tudo isso nós obtemos um círculo com todas as nossas características.

Pergunta: Será que isso significa que removemos tudo o que é supérfluo?

Resposta: Elas não são supérfluas, pois novas formas devem ser descobertas.

Pergunta: Nadav e Avihu não tinham filhos. Assim, após a sua morte, Eleazar e Itamar precisaram ajudar Aarão. No entanto, se o primogênito tivesse filhos, eles serviriam com Aarão?

Resposta: Se Nadav e Avihu tivessem filhos, seria necessário criá-los, ou seja, para elevar o que resta das características de Nadav e Avihu ao nível de HGT, porque pais e filhos são dois níveis conectados. Certamente, seria possível num caso como esse, que seria necessário substituir um Partzuf por outro. Nós temos exemplos como esse. No entanto, Nadav e Avihu não seriam as mesmas características que eram, e ainda não teriam sido chamados por esses nomes. Se eles tivessem continuidade, eles teriam se tornado níveis regulares: pais – filhos, e pais – filhos – netos.

No entanto, o princípio do trabalho espiritual é muito simples: na unidade, atingir a característica de doação mútua dentro da qual o Criador é revelado.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 31/12/14

Comente