O Que Existe Além Das Estrelas?

laitman_928Pergunta: Você alguma vez pensou que iria se envolver com a sabedoria da Cabalá? Quando foi que você começou a pensar nisso?

Resposta: Eu acho que eu sabia que precisava descobrir, saber para que servem as estrelas desde que eu tinha sete ou oito anos de idade. Os imensos céus escuros sempre me fascinaram. Quando criança, eu costumava ir lá fora e olhar para o céu escuro. Eu não entendia onde estava, o que eu era, o que tudo isso era, e por que as estrelas brilhavam tão misteriosamente.

Na época, eu pensava que isso tinha a ver com astronomia. Eu fui atraído a ela até que percebi que a astronomia é apenas cálculos mecânicos, e então perdi o interesse nela.

Eu não sabia o que era a sabedoria da Cabalá naquela época e não imaginava que iria encontrar a solução e o sentido da vida nela. Mas esse sempre foi meu desejo. Mais tarde, quando eu estudava a sabedoria da Cabalá, percebi que era o Reshimo (reminiscência) que já era expressada em mim, a necessidade interior, o desejo que não é preenchido até o fim da criação. Eu sabia que não seria capaz de escapar disso.

Pergunta: A sabedoria da Cabalá é destinada a todos ou apenas àqueles em quem o Reshimo é revelado e que fazem a pergunta, “O que há além das estrelas”?

Resposta: Eu acredito que, graças aos nossos esforços (meu e dos meus alunos), nós revelaremos a sabedoria da Cabalá a todos, porque essa sabedoria está realmente muito perto das pessoas.

Nós fluímos com a corrente no barco da nossa vida que gradualmente nos leva a algum lugar. A sabedoria da Cabalá nos ajuda a participar neste processo e acrescenta os nossos esforços ao desenvolvimento natural do nosso desejo, porque o desejo é a única matéria que foi criada.

Na medida em que a pessoa participa na evolução do desejo, ela começa a explorar suas causas, origens, o fluxo real da vida, o seu objetivo, e como pode afetá-lo, onde estão os limites de seu livre-arbítrio. Além disso, ela atinge a sua raiz, seu ponto neste processo e seu estado final.

Nós podemos descobrir tudo isso por nós mesmos, o que significa subir sobre o desenvolvimento natural involuntário do nosso enorme desejo, sobre toda a matéria do universo, alcançando este enorme mecanismo. Apenas para aqueles que sentem a carência e a necessidade de descobrir e alcançar a meta de sua existência estão autorizados a revelar isso. Mas se a pessoa não tiver nenhuma necessidade disso, você não será capaz de forçá-la a se envolver nisso, e não há necessidade de fazê-lo. Ela irá fluir com a corrente naturalmente, de acordo com a velocidade determinada pelo mecanismo geral do universo.

De KabTV “Conversas com Michael Laitman” 01/06/15