Nossa Sociedade Precisa De Tratamento Urgente

laitman_565_01Baal HaSulam, Jornal “A Nação”: Nós, seres humanos, somos seres sociais, porque não podemos satisfazer as nossas necessidades vitais sem a ajuda de outros.

Isso é realmente típico do homem, em oposição ao nível animal. Animais geralmente podem cuidar de si e ter sucesso na vida.

É dito que “um bezerro de um dia de vida é chamado de boi”. Filhotes de animais se desenvolvem muito rapidamente e estão prontos para a vida depois de um par de semanas. Eles podem se virar sozinhos e viver de forma independente. Isso é verdade para todos os seres vivos, exceto o homem. Um bebê humano normalmente não pode se virar e viver sem a ajuda de adultos durante os primeiros 10-15 anos de sua vida.

É por isso que o envolvimento de muitas pessoas na vida de uma criança é uma condição prévia para a sua existência. Portanto, indivíduos foram obrigados a se unir numa única comunidade chamada “povo” ou “nação”. Cada um se envolve no próprio comércio, alguns em agricultura, e outros em artesanato. Eles se conectam através do comércio de seus produtos. Assim, as nações foram feitas, cada uma com a sua natureza única, tanto na vida material como na vida cultural. Observando a vida, vemos que o processo de uma nação é como o processo de um indivíduo.

O funcionamento de cada pessoa dentro da nação é como o funcionamento dos órgãos num corpo. Deve haver harmonia completa entre os órgãos de cada pessoa: os olhos veem e o cérebro é assistido por eles para pensar e consultar, e assim as mãos trabalham ou lutam, e as pernas andam. Dessa forma, cada um se protege e aguarda o seu papel. Da mesma forma, os órgãos que compõem o corpo das nações: conselheiros, empregadores, trabalhadores, distribuidores, etc., devem funcionar em completa harmonia entre si. Isso é necessário para a vida normal da nação e para uma existência segura.

Pergunta: Mas por que eu não sinto essa harmonia em nossa sociedade?

Resposta: Essa harmonia não existe, mas Baal HaSulam escreve sobre o que deveria ser. Uma sociedade tem que existir como um corpo saudável onde todos os órgãos operam em coordenação mútua e em harmonia geral sustentando o corpo de maneira ideal. Essa é também a forma como as conexões entre as pessoas da mesma nação ou do mesmo país devem ser, de modo que cada um funciona e trabalha e, portanto, fornece à sociedade o que pode e recebe da sociedade conforme essa pode lhe dar. Então, nós vamos levar uma boa vida.

Se uma sociedade deseja ser saudável, ela tem que manter as leis que atuam num corpo saudável. Tudo depende da conexão entre os órgãos ou partes da nação. Se as conexões são ruins, o corpo está doente e sente-se cada vez pior até que as conexões desaparecem completamente e o corpo morre. A mesma coisa acontece na sociedade: se as conexões ruins operam nela, a sociedade torna-se doente até que desaparece de várias maneiras. A história humana nos ensina que quando as conexões entre membros de uma determinada sociedade são fracas, essa sociedade está condenada à extinção. Essa nação simplesmente se afasta do palco da história. Essa é a razão de termos que cuidar urgentemente da saúde de nossa nação.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 09/06/15Escritos dos Baal HaSulam