No Fim Das Gerações

Laitman_006O desenvolvimento científico externo causou e continua a causar danos à humanidade, envenenando-nos com medicamentos, produção de alimentos que é prejudicial à nossa saúde, e através da mídia. A ciência começou a trabalhar contra as pessoas. Mas não está claro por que há uma proibição de estudar a sabedoria da Cabalá?

O fato é que, após a destruição do templo, a nação de Israel foi para o exílio para se integrar com o resto das nações e “para conectar as almas dos gentios a eles”. E o sentimento do exílio teve que ser real. Isso significa que o problema não era a revelação da sabedoria da Cabalá às nações do mundo, mas que não fosse revelada à nação de Israel. Foi especificamente para a nação de Israel que houve a ocultação da sabedoria da Cabalá.

Se a Cabalá fosse revelada, Israel não teria se sentido no exílio. Eles teriam entendido que o exílio era essencial e que teriam que passar por ele e sofrer. Eles não teriam se sentido impotentes. A ocultação tinha que ser tão grande de modo que o povo esquecesse tudo.

É interessante que quando o Rei da Espanha emitiu uma ordem para expulsar os judeus, eles chegaram ao palácio do Rei com o pedido para sair e ofereceram um generoso pagamento por isso. Mas o principal inquisidor, que também era judeu, se envolveu e não permitiu que o Rei aceitasse o resgate. Assim, a rainha Isabel, que estava presente, disse aos judeus: “Vocês não entendem que os corações dos Reis estão nas mãos do Senhor! Não somos nós que estamos deportando vocês, mas vem de cima, do Criador”.

Ela teve que explicar-lhes porque eles não entendiam. Isso é chamado de “exílio”, quando tal escuridão vem que a pessoa perde todo o sentimento espiritual e se afunda na escuridão total. É dito que o Baal Shem Tov passava por descidas tão grandes que sequer reconhecia as letras.

Nós tivemos que passar por todas as etapas de exílio e separação da espiritualidade; assim, os Cabalistas ocultaram a Torá interna e deixaram apenas a externa. A tradição corpórea externa foi preservada e passada de geração em geração. A descida das gerações foi apenas na interioridade e, gradualmente, eles chegaram ao estado que a Torá interior foi quase esquecida pelo povo de Israel, ou seja, a descida atingiu um zero completo. Baal HaSulam escreve que na nossa geração há Cabalistas. Onde nós os vemos? Nós somos deixados apenas com a tradição externa, e a realização da interioridade desapareceu. Isto significa que atingimos o fim das gerações.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 10/03/14, Escritos do Baal HaSulam