Mini Modelo Do Universo

laitman_934Pergunta: É dito no Livro do Zohar: “Feliz é aquele que esteve entre um dos primeiros dez na casa de reunião, porque graças a eles, uma assembleia formada por não menos do que dez pessoas se torna completa e eles são abençoados pela Shechina (Divindade)”.

“Depois que a assembleia estiver completa, a correção acontece. Está escrito: ‘A grandeza do Rei está na multidão de pessoas’. Portanto, aqueles que seguem os dez primeiros estão associados com a correção corporal, ou seja, com a correção da congregação”.

O que significa, “os primeiros dez seguidos por toda a nação”?

Resposta: Qualquer estrutura espiritual consiste de dez Sefirot, nem mais nem menos. Ao reunir dez propriedades diferentes, nós formamos um mini modelo do universo, incluindo a parte dele que não sabemos ou que não temos nenhuma ideia o que seja.

O fato é que estamos apenas lidando com o nosso pequeno mundo, mas realmente não sabemos muito sobre ele e não podemos compreendê-lo totalmente, sem mencionar o vasto universo, que compreende todos os mundos. Portanto, é absolutamente inimaginável falar sobre os mundos superiores, cada um dos quais é bilhões de vezes maior do que o nosso mundo.

Ao mesmo tempo, se construirmos uma comunidade de dez pessoas que se complementam, essa “grande impossibilidade”, felizmente, torna-se muito fácil de compreender. Assim que elas se conectam entre si, a força geral que abrange todos os mundos começa a influenciá-las. Essa força é chamada de Luz Superior ou Criador.

Ao fazer tentativas de manter conexões harmoniosas, permanecendo em doação, e complementando-se mutuamente, em conformidade com o princípio do “ama o teu próximo como a ti mesmo”, nós imediatamente “obrigamos” o poder supremo a impactar nossos esforços para seguir a lei da equivalência de propriedades. A força superior nos afeta e ajuda a unir conforme os nossos esforços de estarmos conectados.

Quando nós fazemos parte de um sistema, começamos a sentir qualquer comoção que acontece entre nós: um se apega ao outro e, depois, se conecta com outra pessoa, e assim por diante…. Nesse caso, nós sentimos diretamente as interações entre nós. De repente, nós revelamos os poderes e propriedades do vasto universo, incluindo os mundos superiores, sobre os quais não temos nenhuma ideia atualmente.

Nós vemos: “Oh, há cinco mundos entre nós!” De repente, percebemos claramente cinco níveis, cada um dos quais é dividido em subníveis, e assim por diante. A pessoa pode explorar todo o universo através da união de dez pessoas (um Minyan) que estão interconectadas pela doação e amor completo. A sua conexão é suficiente; nada mais é necessário. É assim que nós podemos começar a compreender o universo inteiro.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/01/15