Comunismo: Utopia Ou Realidade, Parte 5

Laitman_083Cedo ou tarde, a humanidade tem que se tornar uma sociedade feliz. No entanto, isso pode ser alcançado por meio do sofrimento ou pela consciência.

O caminho da consciência é uma investigação do nosso estado final, tornando possível planejá-lo, em outras palavras, descobrir como se tornar como ele. Então não teremos necessidade de uma “vara” para nos levar à felicidade.

Como fazemos isso? O estado final de toda a natureza é alcançar a absoluta harmonia e equilíbrio. Assim, as pessoas precisam se perceber no lugar idêntico, tornando-se como a natureza, um sistema totalmente equilibrado.

Mas, até agora, nós estamos no caminho do sofrimento; sinta-o por si mesmo. O que é que nos impede?

Na natureza, existem duas forças opostas que tendem ao equilíbrio. Para cada evento positivo ou negativo, há o seu correspondente oposto: positivo – negativo, norte – sul, e assim por diante. As leis da sua combinação são as fórmulas que estudamos em física (matéria inanimada), botânica (matéria vegetal) e zoologia (matéria animal).

No entanto, nós não entendemos o ser humano. Não há suficiente conhecimento e oportunidade, porque quando estudamos a natureza das fases anteriores do desenvolvimento (inanimado, vegetal e animal), a investigamos de cima para baixo, do nível mais elevado. Se nós estamos no mesmo nível que aquilo que temos que investigar, não podemos dizer nada sobre ele, porque estamos no mesmo nível. Portanto, nós introduzimos erros devido a nossa relação com o objeto da investigação: nós.

A fim de conhecer a nossa natureza, temos que subir a um nível superior, e isso não é possível. Nós aprendemos um pouco de psicologia, mas isso não pode ser chamado de ciência, porque a ciência é o estudo da natureza em todos os níveis de cima para baixo. Assim, o nível humano é inacessível para nós. Nós não sabemos sobre nós mesmos.

Aqui nós temos o apoio da sabedoria da Cabalá, que explica como a pessoa pode subir ao próximo nível e investigar o nosso nível de lá. Ao estudar Cabalá antes de subir ao próximo nível – chamado de Adam (homem) ou “falante” – nós podemos descobrir o que a pessoa realmente é e como se chega a esse nível.

De acordo com a Cabalá, o caminho pelo qual nós nos percebemos no nível seguinte, investigando-nos de lá e começando a nos comportar em nosso mundo, é a autoeducação. Isso significa que temos que nos elevar a um novo nível espiritual e sensorial de relacionamento e comunidade, que é definido pela simples condição de “Ama o teu próximo como a ti mesmo”.

Essa frase fala sobre a lei da existência de toda a humanidade como uma única entidade. Quando uma pessoa começar a se aproximar desse estado, será claro que este é o verdadeiro comunismo que as pessoas uma vez sonharam.

Continua…

De KabTV “Sobre Nossa Vida” 11/05/15

Comente