Comunismo: Utopia Ou Realidade, Parte 11

laitman_291Pergunta: No artigo, “A Última Geração”, Baal HaSulam escreveu que de uma forma ou de outra a humanidade viria a ser uma sociedade comunista. De que tipo de comunismo ele estava falando?

Resposta: Essa seria uma sociedade na qual a pessoa não está vivendo para ter um lucro. As pessoas iriam ser educadas de modo a não ter necessidade de tomar da sociedade mais do que é necessário para a existência. A pessoa não estaria preocupada consigo mesma porque a sociedade tomaria todas as suas preocupações para si.

O trabalho da pessoa, em primeiro lugar, é o desejo de estar conectado corretamente com todos os outros e de criar os mesmos benefícios e a mesma boa companhia que são imperativos para a sociedade suprir as necessidades de uma pessoa. Tudo isso é resolvido juntamente com a educação, que atua em paralelo com as mudanças na sociedade, nem antes nem depois.

No entanto, o principal é que a pessoa chega a um estado de conexão mútua com os outros onde não sente qualquer diferença entre si mesma e os outros. Ela está tão conectada com eles, que, para ela, “eu” e “nós” se fundem completamente. O ego que nos separa desaparece, e cada um começa a sentir os outros como a si mesmo.

A pessoa começa a sentir tudo o que acontece no nível inanimado, vegetal e animal, e todas as pessoas do nosso mundo como seu corpo pessoal. Isso lhe dá uma sensação de infinito, falta de limites, e uma existência comum.

Graças a esse desenvolvimento de nossos sensores, nós começamos a sentir o mundo como um todo, infinito em tempo, espaço e movimento. Este é o mundo superior em que a pessoa existe; por enquanto, nenhum de nós pode ser chamado assim, porque, sozinho, ele é uma besta altamente organizada e sem correção.

Portanto, nós temos que ter um sistema estabelecido de educação que seja abrangente e mundial. O papel da pessoa é atrair a força positiva ao nosso mundo negativo de forma que, na base das duas forças, ela possa começar a subir e sentir uma criação totalmente diferente, outro mundo. Baal HaSulam disse que, mais cedo ou mais tarde, chegaremos precisamente a tal sociedade justa e feliz.

Continua.

De KabTV “Sobre a Nossa Vida” 11/05/15