Como Nós Obrigamos As Pessoas A Encarar Os Fatos?

laitman_283_01Nas Notícias (psyfactor): “Há 300 anos, no alvorecer da Idade do Iluminismo, filósofos europeus ingenuamente acreditavam que o intelecto humano logo dissiparia a ‘escuridão do preconceito’, uma vez que todas as falsas opiniões e pontos de vista são, em suma, o resultado do analfabetismo e da ignorância dos fatos científicos.

“Bastaria ‘educar’ as pessoas sobre a verdade para que elas rejeitassem os preconceitos anteriores e começassem a se comportar de acordo com as reivindicações da razão. Esse otimismo entrou em colapso no início do século XXI. Nós sabemos que o desenvolvimento da ciência não transforma a sociedade humana numa sociedade mais racional, e que, em paralelo com o crescimento do conhecimento, a quantidade de mitos selvagens também aumenta.

“As pessoas modernas ignoram os fatos se estes são contra as suas opiniões e visões pessoais. E as tentativas de mudar as falsas opiniões e pontos de vista das pessoas despertam o efeito oposto, o reforço dos preconceitos. Só se a pessoa reconhecer o fato de que ela precisa acrescentar ao seu orgulho sobre si mesma, aumentando a sua avaliação pessoal, ela reconhecerá a verdade dos fatos e mudará de opinião”.

Meu Comentário: O homem é um desejo de receber e ter prazer. Quando jogamos com esse desejo, damos a ele a possibilidade de encher-se de orgulho, e, em caso de perda, podemos mudar suas opiniões e pontos de vista. Nós só precisamos direcioná-lo para o enchimento do orgulho sobre si mesmo, elevando sua autoestima, e ele passará para essa opção, e deixará de diferenciar que outros fatos eu tenho.

Comente