Como Não Perder Tempo

laitman_928Pergunta: Às vezes há um sentimento de que é difícil gerir o seu tempo, que nós o desperdiçamos. O que devemos evitar para não perder tempo?

Resposta: O universo inteiro é composto por duas forças, as forças de doação e recepção, positivo e negativo. Nós todos vivemos na força de recepção, e, portanto, somos limitados.

Na verdade, quanto você pode receber algo de alguém? Eu não sou capaz de receber gratuitamente de algumas fontes como desejo. Talvez uma criança mimada, cujos pais a amam com amor absoluto, possa obter deles o que ela quer, mas suas opções são limitadas.

Porém, se meus desejos crescem e eu estou numa sociedade onde todos são como eu, então não somos capazes de satisfazer nossos desejos. Portanto, as pessoas estão mergulhadas no uso de drogas, depressão e assim por diante, porque não podem realizar-se.

A força de recepção é muito limitada, mas a força de doação não. Na verdade, você pode dar sem limite, “Se eu me beneficio com isso com bom humor e um sentido de vida, eu daria de bom grado”.

Nosso problema é que nós estamos organizados de tal maneira que obtemos prazer da recepção, mas não da doação. Só no caso de que damos a nossos filhos, parentes e entes queridos que extraímos prazer de dar. Quanto mais damos, mais apreciamos. Nós temos apenas alguns exemplos, mas esses são limitados no tempo e não ficam mais fortes ao dar prazer.

Aqui você pode continuar a explorar ainda mais: Como seria a vida se nós a organizássemos não pela força de recepção, mas pela força de doação? Se todos nós tivéssemos nascido ou pudéssemos desenvolver a força de doação e viver neste paradigma, a vida não seria limitada, independentemente do tempo.

Nós sentiríamos o tempo de forma diferente, não com um sentido de uma constante falta de satisfação, quando eu sinto o tempo entre o que eu quero e quando recebo o que queria. Pelo contrário, o tempo encolheria para zero, medido entre quando eu quero dar e quando dou.

Se eu posso dar e eu tenho algo para dar, eu não tenho tempo. A sensação de tempo desaparece. Então nós não falamos de tempo, mas de ação. Em outras palavras, nós deixamos o intervalo de tempo. Isto é afirmado na física moderna e mais ainda na psicologia, na psicologia da doação e não da recepção.

De KabTV “Uma Nova Vida” 22/04/15