Boa Vizinhança É O Remédio Para Guerra Civil?

Dr. Michael LaitmanNas Notícias (echo.msk): “Os cientistas afirmam que você precisa de cinco ou mais amigos íntimos para ser feliz. Amigos que você não só está em estreito contato, mas aqueles com quem você também compartilha suas preocupações e os seus momentos de alegria, e com quem você compartilha interesses e hobbies comuns.

“Isso é possível na realidade atual da metrópole cinza e agressiva? É muito comum ma situação onde vizinhos que vivem no mesmo edifício não só não se conhecem pelo nome, mas, às vezes, nem sabem como se parecem as pessoas que vivem em seu prédio. A indiferença leva à falta de responsabilidade e a irresponsabilidade contribui para diversos males sociais desde a manutenção deficiente do edifício até a manutenção deficiente do país.

“Afinal de contas, uma sociedade onde as pessoas não estão conectadas e onde os vizinhos não têm contato e até mesmo expressam hostilidade mútua está condenada à destruição tanto interna e externa. É fácil manipular as pessoas em tal sociedade e dirigir a consciência e energia da massa para qualquer direção que se deseja.

“Pessoas solitárias sem apoio social que são governadas pelo medo e pelo pânico estão inclinadas a ações inadequadas, que, em outras circunstâncias, nunca teriam sido consideradas. Em tal sociedade o valor da vida humana cai drasticamente. Afinal, é a vida de um estranho que eu não conheço e que, inclusive, pode ser hostil para mim. Como todos nós sabemos o medo e a desconfiança criam a agressão.

“Tal sociedade pode facilmente se encontrar à beira da guerra civil. Nessas ocasiões, as pessoas estão não só fisicamente, mas também emocional e moralmente indefesas, desorientadas, e são facilmente manipuláveis. Essa é uma situação muito perigosa quando uma pessoa não tem um amigo ou um vizinho ao seu lado que possa recorrer para pedir conselhos ou ajuda, ou simplesmente para se sentir segura e que ela é parte de um mundo de boa vizinhança”.

Meu Comentário: É somente pela educação integral sistemática, baseada na equivalência de forma com a natureza, que nós podemos estabelecer uma conexão entre as pessoas, criar um sentimento de união e um novo relacionamento: um desejo onde as pessoas sentem o mundo superior.

Comente