A Sabedoria Da Cabalá Como Uma Ferramenta Para Compreender O Universo

Dr. Michael LaitmanQuando nós começamos a compreender o universo com a ajuda da sabedoria da Cabalá, não saímos de nós mesmos, nem “flutuamos no vazio”; nós conduzimos a exploração interna ao avaliar as relações entre nós.

No mundo físico, nós atravessamos distâncias, e dedicamos tempo para lidar com problemas externos, ao passo que na Cabalá, pelo contrário, vamos para dentro, dentro das conexões que existem entre nós.

Isso explica por que a Cabalá é chamada de “sabedoria interior”, enquanto as ciências materiais desse mundo são consideradas externas. Com sua ajuda, nós podemos aprender coisas que estão fora e em torno de nós, enquanto a Cabalá explora a psicologia da comunicação mútua.

Com essa ferramenta, você pode aprender absolutamente tudo! Se conseguimos fazer isso, disciplinas como física, química e outras ciências desse mundo se tornam óbvias para nós na forma mais natural e básica. Além disso, elas se transformam numa ciência geral que descreve todo o universo: o conhecimento geral da natureza não dividido em física, química, biologia, zoologia, etc.

Nossos sensores atuais são incapazes de abraçar tudo isso. Quando adquirimos a compreensão interna, nós começamos a explorar a natureza inanimada, vegetal e animal que depende de nós; assim, a nossa compreensão da natureza torna-se tridimensional, porque ela depende de nós e é determinada pela forma como nós observamos o mundo. Na verdade, não existe tal coisa como esse mundo; tudo está dentro de nós. O mundo depende de como nós o vemos.

Esse método nos permite atingir a sabedoria genuína que inicialmente prepara nossas mentes explorando o mundo de forma totalmente objetiva e vividamente demonstra quão subjetivos nós somos. Em primeiro lugar, nós temos que ir a um “nível zero”. O estado de ser independente em nossas propriedades é chamado de “fé acima da razão”. É uma condição que nos permite realmente investigar coisas que são externas a nós.

Por enquanto nós estamos ligados ao nosso egoísmo e dependemos totalmente de nossas propriedades egoístas, somos incapazes de ver além de um pequeno e estreito mundo que é completamente distorcido por nossos egos. É por isso que nossas ciências terrenas são muito limitadas e estreitas. Elas podem ser aplicadas a determinadas áreas, mas não cobrem grandes escalas da nossa existência

Assim, nós estamos constantemente lidando com a pequena matriz em que existimos. Para nós, é impossível ir além de suas fronteiras. Afinal de contas, a fim de alcançá-la e realmente entender onde estamos atualmente, nós temos que nos tornar independentes e objetivos. Mas não podemos chegar a esse estado ainda; para isso, antes de mais nada, devemos estudar Cabalá.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/01/15