A Lei Básica Da Natureza: Unidade

Laitman_703_04Pergunta: A sociedade deve estar unida como os órgãos de um corpo. Essa é uma lei socialista ou capitalista?

Resposta: Essa lei não tem nada a ver com o socialismo ou o capitalismo, mas simplesmente decorre da natureza. A natureza obriga toda a humanidade a estar conectada a fim de proporcionar a todos um padrão normal de vida, segurança e sucesso.

A sociedade deve estar mutuamente conectada de uma forma boa e harmoniosa. É claro para qualquer pessoa racional que todo mundo estaria melhor numa sociedade assim, tanto socialistas como capitalistas concordariam com isso. Os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza existem em absoluta harmonia e cooperação, e a humanidade deve atingir a mesma harmonia.

O único problema é o egoísmo humano que nos impede de viver uma vida feliz. O egoísmo empurra todos a se orgulhar e tentar estar acima de outros. Em vez de investir na sociedade e receber dela apenas o que é necessário, como os órgãos do corpo que funcionam harmoniosamente, todo mundo tenta dominar os outros, a fim de dar o mínimo e receber o máximo. O egoísmo é uma força especial típica da humanidade, e isso é o que nos impede de estar mutuamente conectados e unidos, e, assim, ele arruína a sociedade humana.

Toda a natureza é perfeitamente equilibrada, apesar de não vermos, entendermos ou sentirmos isso. A única força que perturba o equilíbrio é a força do ego humano que deseja dominar a natureza inanimada, vegetal e animal, e até mesmo os outros seres humanos, e, na verdade, o mundo inteiro! As pessoas construíram diferentes tipos de sociedades ao longo da história, e o nosso ego perturbou o equilíbrio neles uma e outra vez e levou a diferentes formas novas: a escravidão, a escuridão da Idade Média, o capitalismo e formas sociais ainda mais modernas. No entanto, a cada vez, o egoísmo sempre interrompeu as boas relações entre as pessoas e trouxe o fim de um regime particular.

A sociedade dividida é como órgãos divididos num corpo vivo, que levam a sua morte. A vida só pode existir quando a unidade é mantida.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 09/06/15Escritos do Baal HaSulam